Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha perto da estabilidade; dólar sobe 0,16%

Ibovespa fecha perto da estabilidade; dólar sobe 0,16%
  • Publicado em 6 de abril de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,15% aos 100.800 pontos). A pressão de preço sobre o minério de ferro acabou afetando as produtoras de commodities metálicas.

Além disso, a possível nova fase da Petrobras, com maior participação do governo na companhia também afetou sua cotação em dia de forte alta das pequenas produtoras de petróleo, mas essas, motivadas por fatores micro, como produção acima do esperado (PRIO3) e relatório de certificação de reservas melhor do que os analistas tinham na conta (3R).

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,16% a R$ 5,06), em sessão mista para a divisa americana ao redor do mundo. Por aqui, o movimento pode ser lido como uma correção das quedas recentes da moeda, que foram motivadas por um dólar mais fraco contra boa parte das moedas.

Apesar disso, o desempenho relativo do real tem sido melhor do que de seus pares, dado o patamar alto de juros, aumentando a atratividade do carry trade e o nível de valuation descontado da bolsa.

Curva de Juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, com o mercado devolvendo parte dos ganhos observados na semana. Lula voltou a falar sobre o Banco Central e o patamar de juros, o que foi mal refletido pelos operadores.

Além disso, amanhã o mercado estará fechado por aqui e haverá divulgação do relatório de criação de empregos nos EUA, o que pode trazer bastante volatilidade para a renda fixa ao redor do mundo, incentivando a montagem de posições mais defensivas para a reação na reabertura do mercado por aqui, na segunda-feira.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.