Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha perto da estabilidade; dólar sobe 0,24%

Ibovespa fecha perto da estabilidade; dólar sobe 0,24%
  • Publicado em 2 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-1,01% aos 103.300 pontos), fechando novamente muito perto da mínima do dia. O clima piorou no período da tarde, com novas pressões de interlocutores do governo federal cobrando uma política monetária mais branda por parte do BC.

As declarações do novo presidente da Petrobras também contribuiu para a queda da estatal, cuja alta participação no índice acabou por afetar o mercado como um todo, fechando em queda de -2,61% nas ações PN.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,24% a R$ 5,20), performance em linha com o observado no mercado internacional, onde a divisa americana teve uma onda de valorização frente a boa parte dos pares.

Com cenário interno conturbado por conta da tributação sobre exportação de petróleo, além das pressões sobre o BC para existam corte de juros, o real teve ainda mais espaço para perder valor.

Curva de juros

A curva de juros teve alta ao longo de todos os vencimentos, em dia de cautela nos mercados globais e ruídos no cenário interno.

Lá fora, dados fortes na economia americana reforçaram as apostas de que o FED deverá prolongar seu ciclo de aperto monetário, enquanto que no Brasil, Fernando Haddad e Simone Tebet voltaram a atribuir o fraco desempenho da economia brasileira ao Banco Central, cobrando atitudes da autoridade monetária.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.