Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta de 0,19%, com Petrobras em destaque novamente

Ibovespa fecha em alta de 0,19%, com Petrobras em destaque novamente
  • Publicado em 12 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,19% aos 108.500 pontos), tendo a Petrobras como destaque do pregão novamente.

A estatal havia anunciado um dividendo acima da expectativa ontem a tarde e a noite reportou um resultado bastante positivo, o que fez com que os papéis PN fechassem em alta de +3,22% nessa sexta-feira.

O índice teve como maior rentabilidade a Locaweb, após ter apresentado resultado que agradou o mercado.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,27% a R$ 4,92), novamente na contramão da dinâmica observado no mercado internacional.

O resultado de hoje abre um gap de performance entre o real e seus pares mais próximos, apesar de termos visto um comportamento parecido em divisas na América Latina.

O fluxo do investidor estrangeiro para a bolsa e para a renda fixa é tido como o principal influenciador dessa performance, dados valuations descontados das companhias brasileiras e o alto patamar de juro real.

Curva de juros

A curva de juros apresentou comportamento misto, com abertura nos vértices mais curtos e alta nos intermediários e longos.

A divulgação do IPCA de abril acima da expectativa do mercado frustrou a narrativa de possíveis cortes na Selic nas próximas reuniões.

Apesar disso, o fechamento no trecho longo da curva mostra uma disposição do mercado a tomar o risco brasileiro, mesmo com a preocupação em torno do endividamento soberano de longo prazo.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.