Análises Minuto Oby

Ibovespa inicia semana em baixa, pressionado por commodities

Ibovespa inicia semana em baixa, pressionado por commodities
  • Publicado em 24 de abril de 2023

O ibovespa fechou em queda (-0,40% aos 103.900 pontos), em dia misto no mercado internacional.

Por aqui, o grande driver de performance foi a queda das produtoras de commodities (ex-petróleo), após dados ruins vindos da China colocarem pressão na geração de caixa dessas companhias em 2023.

Do lado positivo, a fila foi puxada pelas petroleiras, que tiveram mais um pregão positivo na esteira da alta do petróleo.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,35% a R$ 5,04), em movimento coordenado ao de outras moedas contra a divisa americana, que perdeu força nas negociações nessa abertura de semana.

Por aqui, o sinal de Alexandre Padilha de que a discussão em torno de uma CPMI para apurar os ataques de 8/jan não deverá atrasar a tramitação da nova regra fiscal pelo congresso animou o mercado, já que essa se tornou uma grande preocupação na última semana, quando vídeos de câmeras de segurança gravados no dia do episódio foram liberados para o público.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vencimentos, se aproveitando de uma dinâmica mais favorável no exterior, com operadores voltando a atenção para sinais de desaceleração na atividade global e o efeito disso nas decisões de política monetária por parte dos BCs.

A fala de Padilha auxiliou nesse processo, dado que a curva tem reagido bastante aos rumores em torno do arcabouço fiscal. A rapidez na aprovação da medida é vista com bons olhos pelo mercado.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.