Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa opera na contramão do mundo e fecha em alta

Ibovespa opera na contramão do mundo e fecha em alta
  • Publicado em 5 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou no positivo (+1,21% aos 112.200 pontos), indo na contramão das bolsas do mundo desenvolvido, onde a preocupação com a situação energética na Europa fez preço e puxou os índices para baixo.

Por aqui, o principal motor da performance positiva foi justamente as empresas produtoras de commodities, na expectativa da realização de preços maiores.

O dia também foi positivo para Pão de Açúcar e Assaí, com rumores de troca de controle no GPA, o que poderia também se espelha no atacadista, dado que o Casino é acionista de ambos.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,59% aos R$ 5,15), favorecido pela alta das commodities no mercado internacional.

O dia foi de desvalorização de boa parte dos pares importantes ao redor do mundo, novamente impacto pela elevação do risco na Europa.

O euro atingiu o menor patamar contra o dólar em 20 anos, ilustrando a fragilidade do continente diante da situação de corte do fornecimento de gás por parte da Rússia.

Curva de juros

A curva de juros apresentou leve fechamento ao longo de todos os vencimentos, com mais uma rodada de revisão para baixo das expectativas de inflação, conforme apontado pelo Focus.

A ausência do mercado americano como referência (feriado de dia do trabalho), os negócios podem ter sido menos representativos.

Apesar disso, o nosso mercado de juros acabou resistindo às pressões externas e da alta das commodities.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.