Análises Minuto Oby

Ibovespa pega carona com Wall Street e fecha em alta de 1,38%

Ibovespa pega carona com Wall Street e fecha em alta de 1,38%
  • Publicado em 17 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,38% aos 113.600 pontos), em dia de bom humor no mercado internacional, com as bolsas em NY alcançando altas superiores a 3%, no caso da Nasdaq.

Por aqui, destaque para aéreas e turismo, que puxaram a ponta do índice. Entre as commodities, as produtoras de papel & celulose foram bem, antecipando bons resultados no 3º trimestre.

Do lado negativo, MRV liderou as quedas após prévia operacional indicando grande queima de caixa durante o trimestre, o que ligou o sinal amarelo para detentores do papel.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,37% a R$ 5,30), acompanhando o clima de maior otimismo no exterior, onde o dólar perdeu valor contra boa parte dos pares relevantes.

Na Europa, dia de ganhos do euro e da libra, após o ministrado das finanças do Reino Unido indicar que o governo irá reverter quase todos os cortes de impostos anunciados em setembro.

Após uma semana de deterioração do real por conta do exterior, o dia de hoje parece ser uma correção natural desse movimento.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento de taxas ao longo de todos os vértices, se apoiando no ambiente externo mais estável, com leve otimismo nos mercados e em dados internos, com revisão para baixo das expectativas de inflação medidas pelo Focus.

Além disso, corroborou para uma sessão de devolução dos prêmios de risco o indicador de atividade do BC com leitura abaixo do esperado, o que traz aumenta a expectativa de corte de juros nos primeiros meses de 2023.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.