Análises Minuto Oby

Ibovespa segue bolsas dos EUA e fecha em queda

Ibovespa segue bolsas dos EUA e fecha em queda
  • Publicado em 21 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-0,52% aos 111.900 pontos), seguindo a mesma trajetória das bolsas americanas, que subiam até o comunicado do FED, mas viraram para forte queda.

Por aqui, a queda acabou sendo bem menor, suportada por um rali dos cíclicos domésticos a partir do meio da tarde, em uma reação tardia ao movimento observado nas educacionais e nos bancos no pregão de ontem.

O setor financeiro, bem como exportadores ex-produtores de petróleo fecharam em queda, trazendo o índice para baixo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,40% a R$ 5,17), com a decisão de taxas de juros nos EUA como grande responsável pelo movimento.

Lá fora, o dólar ganhou valor contra boa parte dos pares relevantes, causado pela expectativa de membros do FED por uma taxa de juros em patamares elevados, por mais tempo.

O real, como vem sendo o caso recentemente, teve mais um dia positivo na comparação com outras moedas.

Curva de juros

Os juros fecharam com queda nas taxas por aqui, após a decisão do FED no meio da tarde tirar probabilidade de que o Copom suba 25bps por aqui.

Os vencimentos intermediários e longos seguiram a Treasury 10 anos, que apresentou queda, sob a expectativa de uma atividade econômica pior nos EUA.

O juro longo brasileiro tem bastante prêmio embutido e essa foi uma oportunidade que o mercado enxergou de devolver parte desses prêmios. Agora a noite, o BC anunciou que manteve a Selic em 13,75%.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.