Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 0,36%, na contramão de Wall Street

Ibovespa sobe 0,36%, na contramão de Wall Street
  • Publicado em 4 de abril de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,36% aos 101.900 pontos), na contramão do que foi visto nas bolsas em NY, que fecharam em queda, sob a leitura de dados mais fracos na economia americana, trazendo de volta o debate de recessão na maior economia do mundo.

Por aqui, houve um dia mais negativo para as produtoras de commodities, dada a acomodação das matérias-primas no mercado internacional, mas não o suficiente para evitar a alta do índice.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,22% a R$ 5,08), em recuperação das quedas recentes. O dia foi majoritariamente ruim para as divisas de países emergentes e exportadores de commodities, que são pares naturais do real.

Além disso, alguns fatores como o adiamento da entrega da proposta do arcabouço fiscal no congresso e a montagem de posições mais defensivas no mercado influenciaram a cotação da moeda.

Curva de juros

A curva de juros teve desempenho misto, com abertura nos vértices mais curtos e fechamento nos intermediários e longos, em movimento de desinclinação da curva.

O mercado teve poucos drivers de preços no cenário interno, dada semana encurtada por conta do feriado de Páscoa. Apesar disso, a queda no trecho longo indica algum otimismo do mercado com o arcabouço fiscal.

No exterior, cresceu a leitura de que os EUA podem entrar em recessão, após alguns dados de emprego abaixo dos últimos meses.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.