Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 1,01%, em dia forte das ações do ciclo doméstico

Ibovespa sobe 1,01%, em dia forte das ações do ciclo doméstico
  • Publicado em 9 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+1,01% aos 107.100 pontos), em dia forte das empresas ligadas ao ciclo doméstico, com Natura (+15%) puxando a fila, após resultado do 1º trimestre que agradou os investidores.

Além disso, Magazine Luiza e Via tiveram altas relevantes, continuando o movimento de recuperação que tem sido observado nos últimos pregões.

Outro grupo que performou bem foi o de empresas do setor elétrico, tendo a Eletrobras (+4%) como principal destaque. A alta de hoje veio sem muitos suportes do cenário internacional, com as bolsas americanas no negativo.

O dólar fechou em queda (-0,48% a R$ 4,99), indo na contramão de boa parte dos outros pares, contra os quais a divisa americana ganhou valor.

Algumas moedas mais próximas do real, como o peso mexicano e o peso chileno, seguiram a mesma tendência e também se valorizaram.

Houve pouco apetite a riscos ao redor do mundo, com preocupações em torno da crise bancária nos EUA e o teto da dívida, que segue sem resolução por lá e ameaça uma paralização de serviços do governo caso não seja endereçado.

A curva de juros teve nova rodada de valorização, refletindo cautela dos operadores em torno da precificação na renda fixa após a divulgação da ata do Copom, que serviu novamente para afastar qualquer rumor de corte de juros na próxima reunião, em tom foi lido como hawk pelo mercado.

A indicação de Gabriel Galípolo ao cargo de diretor no BC ainda pesa para o mercado, com receio de que isso seja um sinal de uma possível guinada na condução de política monetária nos próximos anos.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.