Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 1,17%, com boa performance de commodities metálicas

Ibovespa sobe 1,17%, com boa performance de commodities metálicas
  • Publicado em 17 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+1,17% aos 109.500 pontos), espelhando o otimismo observado nas bolsas americanas, que fecharam o dia no terreno positivo.

Por aqui, as principais contribuições vieram da boa performance das produtoras de commodities metálicas.

Houve também forte performance de setores ligados a economia doméstica, na espera de que a onda de resultados ruins do 1º primeiro trimestre não se espalhe parar os próximos.

A Petrobras reverteu parte dos ganhos de ontem, quando foi anunciada a nova política de preços de combustíveis da companhia, com realização de lucros por parte dos investidores.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,17% a R$ 4,93), nas mesma direção do que foi observado da divisa americana contra moedas de países emergentes e exportadores de commodities.

Apesar da melhora do ambiente nos EUA, com progresso na discussão em torno do teto da dívida e boa performance do setor financeiro, os países desenvolvidos não viram suas taxas de câmbio ganharem valor contra o dólar.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vencimentos, após ter passado a manhã e parte da tarde operando no terrenos positivo.

O ambiente ficou mais propício a risco conforme se ganhou entendimento de que o arcabouço fiscal poderia caminhar em rito acelerado no congresso, facilitando a sua aprovação.

As declarações do presidente da Petrobras, acenando para a ideia de que a empresa poderá absorver parte da volatilidade nos preços de combustíveis também é uma boa notícia para a inflação.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.