Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa sobe 5,54% após 1º turno das eleições

Ibovespa sobe 5,54% após 1º turno das eleições
  • Publicado em 3 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em forte alta (+5,54% aos 116.100 pontos) refletindo o resultado das eleições, que trouxe uma composição do Congresso de centro-direita, algo que estava relativamente fora do radar e que diminui os riscos de políticas mais heterodoxas em caso de vitória de Lula no 2º turno.

Dentre as principais performances, Sabesp foi quem liderou as altas do índice, já que Tarcísio de Freitas se tornou o principal candidato ao governo de São Paulo e traz consigo um forte viés de desestatização.

Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras foram outros nomes com ótima rentabilidade, com o afastamento da possibilidade de intervenções diretas em um eventual mandato do PT.

Dólar

O dólar fechou em queda (-4,09% a R$5,17). O dia ao redor do mundo marcou desvalorização da moeda americana frente aos principais pares, mas o real foi o grande vencedor, com a diminuição do risco-país advinda de um Senado e Câmara de centro-direita, além da sinalização de Arthur Lira, presidente da Câmara, dizendo que o Congresso é liberal e reformista e que voltará a trabalhar pautas que agradam o mercado.

Curva de juros

A curva de juros fechou com queda mais firme das taxas, tendo a eleição como grande motivador, mas também encontrou espaço após o alívio das pressões nos EUA, onde os treasuries recuaram.

Por aqui, as taxas longas foram as que mais devolveram prêmio, o que era de se esperar após a definição do Congresso ontem a noite, tirando da mesa os riscos mais elevados em relação à nossa situação fiscal.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.