Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 1,16%, atingindo 113 mil pontos

Ibovespa sobe 1,16%, atingindo 113 mil pontos
  • Publicado em 24 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+1,16% aos 113.00 pontos), em dia de sessões positivas para os ativos de risco ao redor do mundo.

Por aqui, as empresas de consumo doméstico foram as líderes do pregão, se aproveitando da queda do juros futuro, com o qual guardam alta correlação.

Os bancos se recuperaram da queda observada na véspera e também marcaram um dia positivo, sendo um dos motores para a alta do índice.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,1% a R$ 5,14), seguindo a tendência observada nos mercados internacionais, com enfraquecimento da divisa americana.

O movimento vem em um momento em que crescem as apostas de que o FED poderá maneirar o ritmo de alta de juros, dando espaço para que os operadores passem a procurar cada vez mais por posições de risco ao redor do mundo.

Curva de juros

A curva de juros teve queda relevante de taxas em praticamente todos os vértices. Essa performance interrompe a sequência de quatro altas consecutivas no juros.

O ambiente externo foi mais amigável e os comunicados vindos do governo foram escassos, o que deu espaço para a queda.

O IPCA-15 divulgado pela manhã teve uma leitura levemente acima do esperado mas não foi capaz de anular o movimento.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.