Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 0,74%, coordenado com os mercados globais

Ibovespa sobe 0,74%, coordenado com os mercados globais
  • Publicado em 16 de março de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,74% aos 103.400 pontos), em movimento coordenado com os mercados globais, onde o clima foi mais positivo, após notícias de socorro ao Credit Suisse e ao First Republic Bank.

Com isso, as bolsas americanas tiveram performance forte e o Ibovespa tentou acompanhar, mas com o peso negativo das empresas de óleo & gás e utilities em queda, o que acabou inibindo parte da alta potencial.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,03% a R$ 5,24), em dia enfraquecido da divisa americana contra boa parte dos pares globais.

O euro teve performance forte após a decisão do BC europeu em subir os juros em 50bps por lá, mostrando compromisso no combate à inflação, apesar dos ruídos que circundaram o sistema financeiro global nos últimos dias.

O real mais uma vez se valeu do ambiente político mais silencioso e subiu em bloco com as outras divisas de emergentes.

Curva de juros

A curva de juros apresentou abertura nas taxas nessa quinta-feira, em movimento de correção à performance em queda dos últimos dias e alinhada ao que se observou nos mercados internacionais.

A melhora do ambiente global, com maior disposição a risco e a postura mais duro do BCE com um aumento de 50bps levaram o mercado a entender que o BCB terá menos espaço para sinalizar para um arrefecimento dos juros no próximo Copom.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.