Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 0,53% em dia de notícias positivas em Brasília

Ibovespa sobe 0,53% em dia de notícias positivas em Brasília
  • Publicado em 21 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+0,53% aos 107.400 pontos), perdendo força na recuperação iniciada nessa semana, após notícias mais positivas, na margem, vindas de Brasília.

Hoje a Câmara aprovou em segundo turno a PEC de Transição para apenas um ano, com gastos “extra-teto” na casa dos R$ 168 bilhões em 2023.

O dia também marcou algumas correções nos papeis ligados à economia doméstica, após forte alta nos 2 primeiros pregões da semana.

Por outro lado, o dia foi positivo para as produtoras de commodities, o que levou o índice para patamares superiores ao fechamento de ontem.

Dólar

O dólar fechou em leve queda (-0,07% a R$ 5,20), em dia de sinais mistos do dólar contra divisas de emergentes. A precificação por aqui foi dominada pelo cenário interno, tendo como ponto positivo a aprovação de PEC com estrago fiscal menor do que o esperado e do lado negativo, a indefinição de pastas ministeriais chave, como Planejamento e Indústria, além de nomes importantes a serem anunciados no Ministério da Fazenda.

A expectativa é de que amanhã tenhamos maior clareza sobre quem ocupará esses cargos.

Curva de juros

A curva de juros operou por mais um dia em queda, apesar de movimento mais contido frente aos dois últimos dias. Após aprovação na PEC, a leitura do mercado é de que o congresso tem força para discutir pautas com o governo e parece que está disposto a ter o papel de frear o ímpeto gastador do governo eleito.

Um destaque negativo é que uma proposta do Novo que obrigaria o governo a mudar a regra fiscal através de PEC e não de lei complementar, o que é mais difícil de acontecer, foi rejeitada pela Câmara.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Próximo post