Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 0,14%, em dia sem sinais claros vindos nos EUA

Ibovespa sobe 0,14%, em dia sem sinais claros vindos nos EUA
  • Publicado em 18 de abril de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,14% aos 106.200 pontos), em dia sem sinais claros vindos das bolsas americanas.

Por aqui, o mercado foi mais pessimista por boa parte do dia com os rumores de que a regra fiscal, que foi enviada hoje ao congresso, estava sendo alterada para incluir itens que prejudicam a trajetória da dívida.

No final da tarde o humor melhorou, mesmo que as alterações de fato estivessem presentes no texto. Entre as maiores altas do dia, destaque para Rede D’Or, Petz, Cielo e Petrobras. Entre as quedas, CVC, Hapvida e Dexco puxaram a fila.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,78% a R$ 4,98), com deterioração da visão do mercado em torno da nova regra fiscal, que teve um afrouxamento, como uma regra que exclui o limite de despesas com estatais não financeiras e também o piso da enfermagem, por exemplo.

O movimento destoou do exterior, onde a divisa americana perdeu valor frente a boa parte dos pares, entre emergentes e desenvolvidos.

Curva de juros

A curva de juros fechou com abertura das taxas em todos os vértices, refletindo alguma decepção dos operadores com as alterações realizadas no texto da nova regra fiscal.

Além disso, rumores de que o governo pode recuar sobre a medida de tributar compras realizadas no exterior por pessoas físicas, o que daria um fôlego para as contas públicas.

Por outro lado, a regra para receitas dentro do novo arcabouço exclui alguns itens não recorrentes, o que a torna mais robusta e previsível.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.