Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 0,12% em sessão volátil e na contramão das bolsas dos EUA

Ibovespa sobe 0,12% em sessão volátil e na contramão das bolsas dos EUA
  • Publicado em 5 de junho de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,12% aos 112.700 pontos), em sessão volátil e na contramão do que foi observado nas bolsas americanas, que fecharam o dia em queda.

Por aqui, o sinal setorial foi disperso mas com boa performance das produtoras de petróleo, dado corte de produção anunciado ontem pela OPEP.

Alguns cíclicos domésticos também tiveram dia forte, como CVC, Yduqs e Natura, empresas que se beneficiam de um eventual ciclo de corte de juros que venha a ser iniciado pelo BC.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,45% a R$ 4,93), em movimento correlacionado do real às demais divisas de países emergentes e exportadores de commodities, tendo como pano de fundo a alta das matérias primas no mercado internacional.

Houve a divulgação de uma dado levemente mais positivo na China, o que deixou os operadores com a ideia de que apesar de lenta, uma recuperação está em curso no gigante asiático, o que poderia acelerar a demanda interna no segundo semestre.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, em movimento que ganhou força após o presidente do Banco Central acenar para o início do ciclo de cortes de juros, o que já havia sido dito por dois diretores de política monetária do BC.

A leitura do mercado é de que com o movimento de desinflação já em curso, a autoridade monetária terá espaço para fazer cortes no juro básico já em agosto, em movimento que deverá caminhar até o final de 2024 ou mesmo início de 2025. A precificação de juro terminal hoje gira em torno de 9,75% ao ano.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.