Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa sobe 0,98%, aos 113,4 mil pontos

Ibovespa sobe 0,98%, aos 113,4 mil pontos
  • Publicado em 12 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+0,98% aos 113,4k pontos), em mais um pregão de otimista e disposição ao risco ao redor do mundo, sob a expectativa de uma leitura mais favorável da inflação americana, que será divulgada amanhã.

Com isso, houve espaço para uma boa performance dos nomes ligados à economia doméstica, também puxadas por um maior otimismo em relação ao PIB brasileiro.

Destaque negativo para Petrobras, que mesmo com a alta do petróleo no mercado internacional, fechou em queda após o anúncio de que irá cortar o preço do GLP.

Dólar

O dólar fechou em queda de -0,98% aos R$ 5,10, sendo o real o destaque de performance frente à divisa americana dentro os emergentes e exportadores de commodities.

O dólar também perdeu valor frente a uma cesta de moedas de países desenvolvidos, mostrando maior apetite a risco por parte do mercado.

O otimismo em relação ao CPI foi um dos grandes drivers dessa performance fraca do dólar, sob a expectativa de um FED menos rígido com sinais mais claros de pico de inflação nos EUA.

Curva de juros

A curva de juros apresentou alta em todos os vencimentos, destoando dos demais ativos de risco como bolsa e dólar, recompondo os prêmios após o fechamento de taxas na última sexta-feira.

O movimento acompanhou os títulos de 10 e 30 anos nos EUA, que também tiveram uma performance negativa nessa segunda-feira.

O Focus trouxe uma leitura um pouco pior para a inflação de 2024, o que acabou por ser mais um driver de recomposição dos prêmios ao longo da curva.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.