Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa tem alta de 2,2% em dia favorável para ativos de risco

Ibovespa tem alta de 2,2% em dia favorável para ativos de risco
  • Publicado em 30 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+2,2% aos 110.00 pontos), em uma sessão globalmente mais favorável para os ativos de risco fora dos EUA.

Na Europa também tivemos um dia mais positivo. Por aqui, nomes de varejo lideraram as altas do índice, seguidas de mineração e siderurgia.

Um motivador para o rali de hoje foi a especulação que Henrique Meirelles pode ser ministro da fazenda de um eventual governo Lula. O próprio Meirelles negou que tenha sido convidado para o cargo.

Dólar

O dólar fechou em estabilidade (-0,02% a R$ 5,39), após um pregão bastante volátil, típico no último dia útil do mês, quando é formada a ptax base para liquidação de derivativos.

No meio da tarde, a moeda chegou a cair mais de 1% com a notícia sobre Meirelles, mas foi recuperando terreno até o fechamento.

A performance do dólar parece estar mais ligada aos fatores do exterior, onde apesar do dia levemente mais positivo, ainda há bastante cautela na tomada de posições de risco.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento de taxas ao longo do dia, seguindo um dia mais positivo na Europa, apesar da abertura de taxa nos títulos americanos.

Após o rumo sobre Meirelles, a curva teve maior espaço para cair. A divulgação da inflação medida pelo PCE nos EUA e a PNAD que indicou queda no desemprego por aqui, parecem não ter sido fatores que influenciaram os preços no pregão de hoje.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.