Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa descola de Wall Street e fecha em forte alta

Ibovespa descola de Wall Street e fecha em forte alta
  • Publicado em 19 de setembro de 2022

O Ibovespa abriu a semana em alta (+2,33% aos 111.800 pontos). A ausência de pressões externas foi um dos grandes motivadores para o pregão positivo, iniciando a recuperação de uma semana negativa.

As principais altas do dia foram as empresas de setor de educação, após fala de Lula de que voltará com os programas estudantis (FIES e Prouni) caso seja eleito.

Bancos e mineração & siderurgia foram outros setores de grandes destaque no pregão.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,79% a R$ 5,17), com volta de fluxo de investidor estrangeiro após o soluço nos mercado globais na semana passada.

A dinâmica de crescimento brasileira tem se mostrado mais otimista do que a de boa parte do mundo, além de já estarmos mais avançados no ciclo de aperto de juros.

Além disso, a sinalização positiva de Henrique Meirelles à campanha de Lula ajuda a trazer uma ideia de um eventual governo mais parecido com o primeiro mandado do ex-presidente.

Curva de juros

No juros, os vencimentos intermediários e longos apresentaram fechamento de taxas, com forte apreciação do real frente ao dólar, além da expectativa de um risco fiscal menor, dado o apoio de Meirelles a Lula.

A ponta curta se manteve mais estável, já na espera do Copom, onde deverão ser fornecidas diretrizes para os próximos meses sobre a trajetória do juro básico brasileiro, além de ser uma oportunidade de entender o pensamento dos membros do BC sobre a inflação.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.