Análises Minuto Oby

Ibovespa descola mais uma vez do exterior e fecha em alta

Ibovespa descola mais uma vez do exterior e fecha em alta
  • Publicado em 20 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+0,62% aos 112.500 pontos), se descolando mais uma vez do exterior, onde as bolsas americanas caíram em torno de -1%.

Por aqui, mais um dia de alta guiado pelo setor financeiro, com Bradesco e Itaú liderando dentro do segmento. Dessa vez, as empresas produtoras de commodities não ajudaram, fechando em sua maioria no campo negativo.

O dia foi levemente positivo para os nomes ligados à economia doméstica.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,25% a R$ 5,15), indo na direção contrária do que se observou no mercado internacional, com o dólar se fortalecendo contra as divisas de países desenvolvidos e emergentes.

O dia foi de agenda vazia, o que torna difícil a explicação desse descolamento do real. Um motivo possível é a leitura de que Henrique Meirelles pode estar envolvido em um eventual mandato de Lula.

Outra explicação seria uma melhor dinâmica de crescimento e combate mais efetivo à inflação do que grande parte dos países relevantes no mundo financeiro.

Curva de juros

A curva de juros fechou relativamente estável, no aguardo das decisões de taxas de juros no Brasil e nos EUA nessa quarta-feira.

Lá fora, as treasuries apresentaram abertura de taxas, mas as apostas são de que o FOMC deverá subir juros em 75bps e não em 100bps.

Acreditamos que o Copom deva anunciar o fim do ciclo de ajustes por aqui. Uma alta residual de 25bps também está no radar de alguns operadores.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.