Economia Notícias

Incerteza da Economia cai 4,1 pontos em abril, retornando ao nível de fevereiro

Incerteza da Economia cai 4,1 pontos em abril, retornando ao nível de fevereiro
  • Publicado em 2 de maio de 2023

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas caiu 4,1 pontos em abril, para 112,6 pontos, devolvendo 82% da alta observada no mês anterior.

“O IIE-Br praticamente retorna em abril ao nível de fevereiro, anterior à alta de março, motivada por fatores como a incerteza fiscal interna e a ameaça de crise bancária nos EUA e Europa. A queda foi motivada pela atenuação dos fatores de risco relacionados aos dois temas e por uma redução dos ruídos políticos entre Governo e Banco Central com relação à taxa de juros. O componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para diversas variáveis macroeconômicas, influenciou em sentido contrário o IIE-Br, refletindo uma maior heterogeneidade das previsões para o câmbio e inflação. Com a manutenção de um cenário mais equilibrado do debate econômico e político é possível que o indicador venha a convergir para patamares mais confortáveis no futuro.”, afirma Anna Carolina Gouveia, Economista do FGV IBRE.

Em abril, o componente de Mídia caiu 5,0 pontos, para 112,1 pontos, contribuindo negativamente em 4,4 pontos para o índice agregado. O componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu 1,1 ponto, para 109,3 pontos, com contribuição positiva de 0,3 ponto para a evolução na margem do IIE-Br.

Fonte: FGV

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.