Economia Notícias

Indicador Antecedente de Emprego cede 0,4 ponto em maio, diz FGV

Indicador Antecedente de Emprego cede 0,4 ponto em maio, diz FGV
  • Publicado em 7 de junho de 2023

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE cedeu 0,4 ponto em maio, para 74,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp ficou estável ao variar -0,1 ponto, para 75,3 pontos.

“O IAEmp voltou a cair em maio e mantém sua oscilação em torno do patamar de 75 pontos. Depois de uma desaceleração mais forte no final de 2022, o indicador parece se manter estável em um patamar mais baixo. O resultado sugere que o mercado de trabalho não deve retomar a tendência favorável observada em 2022, mas que também não deve ter pioras expressivas. A retomada da atividade econômica se torna fundamental para uma recuperação do emprego”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Destaques do IAEmp

Em fevereiro, 4 dos 7 componentes do IAEmp contribuíram para queda, com destaques para indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços que contribuiu negativamente com 0,6 ponto e o indicador de Tendência dos Negócios da Indústria com -0,7 ponto.

Por outro lado, o destaque positivo veio do indicador de Emprego Local Futuro da Sondagem do Consumidor que contribuiu com 1,0 ponto, embora essa contribuição não seja ainda suficiente para reverter o sinal negativo do IAEmp.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.