Economia Notícias

Índice de Confiança do Consumidor recua 0,4 ponto em outubro, diz FGV IBRE

Índice de Confiança do Consumidor recua 0,4 ponto em outubro, diz FGV IBRE
  • Publicado em 25 de outubro de 2022

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE caiu 0,4 ponto em outubro, indo para 88,6 pontos.  

Tendo em vista a métrica de médias móveis trimestrais, o índice continua avançando, agora em 3,0 pontos, para 87,1 pontos. 

Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens, explica que a confiança dos consumidores se acomoda em patamar próximo ao período pré-pandemia, após quatro meses de altas.  

“O resultado apresenta uma mudança de comportamento observado até o momento: com melhora das avaliações sobre o momento atual influenciada pelos consumidores de menor poder aquisitivo e uma revisão das expectativas para os próximos meses dos consumidores com maior poder aquisitivo.”, explica a coordenadora em nota divulgada à imprensa.  

Segundo ela, esse resultado pode estar sendo influenciado pelo efeito das transferências de renda, redução da inflação e aumento das vagas de trabalho. 

“Apesar do resultado mais favorável para as classes de renda mais baixa, o endividamento das famílias e as taxas de juros mais elevadas limitam uma recuperação mais robusta.”, analisa Viviane Bittencourt.  

De acordo com a pesquisa, o indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação atual subiu 0,8 ponto, para 83,1 pontos. Este é o maior nível desde fevereiro de 2020. 

Já a avaliação sobre a situação financeira familiar aumentou 1,6 ponto, para 66,5 pontos, um nível considerado muito baixo. 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.