Economia Notícias

Inflação para o consumidor dos EUA cai 0,1% em dezembro, mostra CPI

Inflação para o consumidor dos EUA cai 0,1% em dezembro, mostra CPI
  • Publicado em 12 de janeiro de 2023

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos caiu 0,1% em dezembro na comparação com novembro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Departamento do Trabalho americano.

Com isso, a inflação para o consumidor atingiu 6,5% no acumulado em 12 meses (sem ajuste sazonal).

Em novembro, o CPI havia registrado aumentos de 0,1% no mês e de +7,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os resultados efetivos do mês passado mostram que a inflação no varejo americano já teria alcançado um pico, reforçando a necessidade de postura mais branda do Federal Reserve no processo de alta da taxa de juros.

A projeção é de que o Banco Central americano promova uma alta de 0,25% na próxima reunião, marcada para 1º de fevereiro.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,3% no mês e de +5,7% na base anual, ante leituras de 0,2% e +6% em novembro, na mesma base de comparação.

O resultado de dezembro está em linha com as previsões do mercado.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o índice da gasolina foi de longe o que mais contribuiu para a queda mensal de todos os itens, com recuo de 9,4%.

Em dezembro, o índice de energia caiu 4,5%, de -1,6% em novembro, em base mensal, enquanto o índice de alimentação em domicílio cresceu 0,2% no período.

Fonte: Infomoney/Investing News

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.