Educação Financeira Mercado Notícias

Kaká no Circuito Blue3: “Busquem educação financeira”

Kaká no Circuito Blue3: “Busquem educação financeira”
  • Publicado em 18 de novembro de 2022

O que futebol e investimentos têm em comum? Muito mais do que você imagina! Disciplina, foco, constância são algumas das habilidades que podemos trazer do esporte para o campo dos investimentos.

Sobre esse tema, o craque mundial de futebol Kaká compartilhou seus aprendizados durante o Circuito Blue3 – Edição Copa do Mundo.

O pentacampeão de futebol foi entrevistado por Wagner Vieira, CEO da Blue3 Investimentos, durante o evento transmitido no canal Blue3 TV, no Youtube.

Planejamento financeiro

Kaká ressaltou a importância dos estudos para o planejamento financeiro. “Nós atletas, quando paramos de jogar, estamos velhos para o esporte, mas muito novo para a vida. Por isso a importância de fazer um planejamento. À medida que fui conquistando meus objetivos e conquistas, busquei entender a importância da questão financeira, do padrão de vida que eu queria ter. Quando você está preparado isso ajuda muito a entender e planejar. Afinal, a gente nunca sabe o que vai acontecer. Então busquei entender e prever os cenários.”

Família

O jogador também citou a importância da liderança de seu pai em sua vida. “Meu pai é um líder espetacular. Ele foi meu empresário. Trago ele para essa história porque ele nunca teve medo de ensinar. Ele fazia toda a gestão do dinheiro. Mas todo tempo ele falava: você vai ter que aprender. Por isso ele me levava nas reuniões com os bancos. Ser líder é isso: ensinar e empoderar. Ele sempre me ensinou. Nossa relação é por amor. Ele nunca pensou em me controlar.”

Renda variável

Também em entrevista à Wagner Vieira, Kaká confessou que renda variável era um tabu em sua casa, mas, aos poucos, isso mudou. “Em casa tem o tabu de renda variável. Meu pai não gosta. Mas a minha experiencia com renda variável foi muito legal. Eu fui convidado para ir em uma corretora para conhecer renda variável. Me apaixonei. Fui investindo em renda variável, sempre sendo muito orientado.”

Ensinamentos do futebol

Kaká traz um importante ensinamento do futebol: talento é suficiente até certo ponto. “Você precisa de outras variáveis. O futebol me ensinou que eu não posso controlar resultado. O que eu posso fazer é aumentar as minhas chances de dar certo. Todas as minhas conquistas individuais no campo são por eu ter sido protagonista de conquistas coletivas. Isso mostra a importância do coletivo. Eu sabia que podia criar uma jogada porque tinha todo o time para me dar respaldo e apoio”, ressalta.

Liderança

Ainda sobre liderança, Kaká ressalta a importância da liderança pelo exemplo. “Eu tive capitães que são caras vitoriosos, que ganharam muito e tinham tudo para se acomodar. Mas não! Eles eram os primeiros a chegar no treino. A credibilidade vinha como o que eu falo e com o que eu faço”.

O CEO da Blue3 Investimentos questionou Kaká sobre a diferença cultura do perfil de investidores nos países que Kaká morou.

Investimentos pelo mundo

“Há sim diferença cultural. O italiano, por exemplo, é conservador. Ele investe em imóvel, locação…a renda variável é muito pouco. O espanhol também é muito parecido com italiano. Já o americano tem mais visão de empreender, dividendos, variável. Para mim, essas experiências foram muito importantes porque mostram o quanto temos que aprender, a quebrar paradigma. Eu cresci com a renda variável sendo um tabu, e aos poucos eu vi que não é bem assim.”

Conselho para investidores

Kaká ainda deixou um recado para aqueles que querem entrar no mundo dos investimentos:

“Não tenha pressa de afiar o machado. Gosto muito da preparação. Isso é fundamental. Gaste tempo afiando o seu machado. Não saia cortando. Faça planejamento. Pergunte-se sempre: O que eu quero? Onde quero chegar? O que quero financeiramente para mim? Não tem certo ou errado. Para mim, por exemplo, investir não é o ponto final. Tenho a mentalidade: investir, gastar e doar”, ressalta.

Kaká finaliza: “questione sempre o porquê você está investindo? O dinheiro tem que ter uma função de saída. Longo prazo, paciência, estar preparado para quando o mercado cair. Eu mesmo já paguei para aprender. Então, meu conselho é: busquem educação financeira.”

Confira a gravação evento na íntegra no vídeo abaixo:

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.