Análises Morning Call

Made in China

Made in China
  • Publicado em 29 de março de 2023

Noticiário positivo na China impulsiona mercados no mundo todo, com futuros de índice da Europa e EUA subindo na abertura do mercado. A notícia do gigante asiático é de que o plano para dividir as operações do Alibaba seja uma sinalização positiva para o restante do mercado de tecnologia e abra a possibilidade para novos IPOs por lá.

Bancos também dão impulso aos negócios, a medida de que vai ficando mais claro a saúde financeira do sistema como um todo, afastando a possibilidade de um colapso no sistema. No UBS, o ex CEO da Companhia, Sergio Ermotti, vai voltar para acompanhar o processo. O executivo é visto como uma pessoa experiente em reestruturações complexas e agradou o mercado com o anúncio.

Uma das poucas notícias que podem acabar com o crescente clima de otimismo no mercado é um PCE, o indicador preferido do FED, acima do previsto. Após mudanças no discurso e na atitude, os investidores temem que números fora do previsto para inflação, force o FED americano a mudar de direção mais uma vez.

Boa parte do mercado precifica alta de 25 bps na próxima reunião e os investidores se dividem em se o próximo aumento não será também o último desse ciclo, pelo que se pode observar de “expectativa precificada” operadores do mercado enxergam a possibilidade de corte ainda esse ano. Resta torcer para que nenhum indicador, como o PCE ou Payroll estrague a festa.

O otimismo tem respingado também nas commodities, que sobem na abertura do mercado. Petróleo tem alta após estoque americano se mostrar mais baixo do que previsto. O minério de ferro segue em alta, com demanda na China se mostrando robusta e segurando os preços.

Aqui no Brasil, teremos a divulgação de dados de emprego no radar e o Ministério da Fazenda tem sinalizado de que o mercado tomará conhecimento ainda essa semana do arcabouço fiscal. Ata do Copom foi tão dura quanto a mensagem que acompanhou o comunicado, com mercado reduzindo as chances de cortes, na curva futura de juros.

abertura-do-mercado-29-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-29-março_its-money

No dia de ontem, o Ibovespa deu sequência no movimento de correção e fechou o dia em alta de +1.52%. Se aproximando de níveis importantes de resistência, como a média móvel no gráfico diário e a faixa dos 102k, o índice pode apresentar certa dificuldade para ultrapassar essa região.

Caso essa resistência seja respeitada, devemos ficar atentos a formação de um novo topo, o que poderia dar início a um novo movimento de baixa.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-29-março_its-money

No mercado americano, o S&P500 fechou em leve queda de -0.16%. Ainda trabalhando no patamar dos 3970 pontos, o índice segue com bastante dificuldade de ultrapassar essa resistência. O viés de curto prazo ainda segue mais negativo, com a expectativa que o mercado americano perca a região dos 3900.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-29-março_its-money

Ainda dando sequência no movimento de alta, o petróleo segue em direção à região dos $80. No dia de ontem, o ativo fechou em alta de +0.81% em mais um dia positivo. A princípio podemos ter

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-29-março_its-money

Novamente em um dia de baixa, o dólar fechou em queda de -0.63%. Perdendo um pouco da força compradora dos últimos dias, o dólar segue dentro de um movimento de correção e novamente volta para testar a região dos 5.130. Esse ponto é um suporte bastante relevante que pode trazer retomar a expectativa positiva para o dólar superar os 5300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.