Economia Notícias

Maioria não acredita nas promoções da Black Friday, diz Reclame Aqui

Maioria não acredita nas promoções da Black Friday, diz Reclame Aqui
  • Publicado em 25 de novembro de 2022

Hoje (25) é o dia oficial da Black Friday no Brasil, uma das datas mais esperadas pelo varejo e também por muitos consumidores. No entanto, os brasileiros estão mais céticos quanto às promoções deste ano.  

Segundo um levantamento do site Reclame Aqui feito entre os dias 11 e 13 de novembro, 56,7% das pessoas não pretendem comprar na Black Friday.  

A principal razão para isso é a falta de promoções “de verdade”, com 49% das respostas. Ademais, 26,3% alegaram que o endividamento e a falta de dinheiro também contam na hora da decisão de compra. 

Outro monitoramento realizado pelo Reclame Aqui mostrou que os consumidores já registraram 5.447 reclamações referentes à Black Friday 2022 – das 12h de quarta-feira (23) até as 6h desta sexta (25). 

Já no ano passado, a quantidade de registros foi de 5.678 no mesmo período, um pouco superior ao registrado em 2021.  

Ainda segundo o site, a razão principal das reclamações vem da propaganda enganosa, com 16,94% dos registros, seguida pelo atraso na entrega, com 16,58% dos registros.  

Mesmo assim, a Black Friday de 2022 deverá movimentar R$ 4,2 bilhões, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O faturamento total deve ser 1,1% maior que no ano passado, descontada a inflação. 

Caso você escolha comprar nesta Black Friday,  é preciso se atentar em alguns fatores para não cair em fraldes ou golpes.

Clique aqui e entenda em detalhes como se proteger. 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.