Onde Investir Primeiros Passos

Qual o melhor investimento para quem está começando?

Qual o melhor investimento para quem está começando?
  • Publicado em 9 de maio de 2023

Cada vez mais as pessoas vêm se interessando pelo universo financeiro. Muitos ainda seguem receosos, tendo em vista a falta de informação sobre como esse mercado funciona de verdade. 

Mas você sabia que existem aplicações mais recomendadas para quem está começando? Listamos neste artigo algumas opções para iniciar no mundo dos investimentos com o pé direito.

Confira!

Comece pela reserva de emergência 

O primeiro passo para quem está começando é investir na Reserva de Emergência, ou seja, guardar recursos para cobrir possíveis imprevistos.

No entanto, deixar suas economias “paradas” significa perder dinheiro.

Assim, você pode e deve investir a sua reserva de emergência em ativos de renda fixa, como o CDB e Tesouro Direto, pelo baixo risco e maior liquidez.

Veja abaixo como esses ativos funcionam:

Tesouro Direto  

O Tesouro Direto pode ser uma opção a ser considerada para investidores iniciantes, visto que são estáveis e com valores mais acessíveis.  

Como o Tesouro Direto funciona?  

De forma simplificada, o Tesouro Direto funciona como um empréstimo ao governo que é pago com juros.  

Além disso, oferece produtos como Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado.  

A aplicação no Tesouro Selic, por exemplo, tem uma liquidez alta. Isso significa que é possível converter o valor do investimento em dinheiro com facilidade.  

Outros investimentos, como Tesouro IPCA+ 2029, possuem uma data para serem liquidados. Assim, retirar a aplicação antes desse tempo pode ocasionar uma perda significativa do rendimento.  

Por isso, é importante buscar entender sobre os produtos antes de investir.  

Como investir em Tesouro Direto? 

Investir no Tesouro Direto é bem simples. Confira o passo a passo: 

  1. Faça seu cadastro diretamente nas corretoras e bancos habilitados;
  2. Transfira o dinheiro da sua conta para a instituição financeira escolhida;
  3. Comece a investir! 

CDBs  

Os CDBs, assim como Tesouro Direto, têm alta liquidez e valores mais acessíveis, podendo render  100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), um indicador que acompanha a taxa Selic.

Ou seja, ele ajuda a proteger o seu poder de compra enquanto forma sua reserva financeira.  

Fundos de Investimento 

Os Fundos de Investimento são uma cesta de diversos ativos, geralmente administrados por um gestor qualificado, como é o caso do Fundo ARCA.  

Isso permite que o investidor tenha uma diversificação de investimentos inteligente, mesmo sem um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado financeiro. 

Entre os tipos de fundos disponíveis no Brasil, destacam-se:

  • Fundos de Renda fixa (FIRF) 
  • Fundos de Ações (FIA) 
  • Fundos Multimercados (FIM) 
  • Imobiliários (FII) 

Mesmo assim, investidores que estão começando podem contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos para evitar perdas.  

Um opção interessante é a Blue3 Investimentos, empresa credenciada à XP Investimentos, considerada uma das assessores mais eficientes do país. 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.