Análises Morning Call

Menor crescimento, menor demanda

Menor crescimento, menor demanda
  • Publicado em 6 de março de 2023

Bolsas abrem nesta segunda-feira com agenda fraca e investidores avaliando a notícia de que a China deve ter meta de crescimento econômico menor.

No gigante asiático, os principais líderes do país estabeleceram uma meta de crescimento ao redor de 5%, o que não deixa de ser um crescimento razoável, porém o mercado pode esperar menos estímulos para isso.

As commodities foram as primeiras a sentirem o peso de uma menor demanda e as principais, ligadas a indústria, como o petróleo e o minério de ferro caem na abertura do mercado. Outros metais ligados a indústria, como cobre também recuam.

O mercado começa a monitorar de perto o payroll, que deve sair nessa sexta feira. O último número surpreendeu o mercado mostrando um aquecimento do mercado de trabalho, para essa sexta, o esperado é uma desaceleração do número para 215.000.

Aqui no Brasil, os dados do Boletim Focus mostraram mais uma elevação na projeção do IPCA, porém de forma mais branda, indo para 5,90% de 5,89%. Nessa sexta será divulgado o IPCA para o mês de fevereiro.

O mercado aguarda o chamado novo arcabouço fiscal que deve ser apresentado por Fernando Haddad ainda neste mês, antes da próxima reunião do Copom no dia 21.

abertura-do-mercado-06-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-06-março_its-money

Apesar da tendencia atual de baixa, o Ibovespa começa apresentar os primeiros sinais de uma possível correção. Na sexta-feira vimos o índice fechar em alta de 0,52% e apesar de não gerar nenhuma sinalização positiva no gráfico, já podemos ver a volta da força compradora perto da região de suporte representada pelos fundos anteriores.

Dessa forma, caso esse patamar seja respeitado, podemos esperar por uma sequência da correção nos próximos dias.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-06-março_its-money

O S&P500 encerrou a sexta-feira com alta de +1,62%. Novamente ganhando força acima da região das médias móveis, o mercado americano pode buscar níveis de resistência posicionados próximo da região dos USD 4100, que segue representando um nível importante de preço no gráfico.

Entretanto, ainda não podemos descartar a possibilidade de um novo movimento de baixa ganhar força caso o índice volte abaixo dos USD 4000.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-06-março_its-money

O petróleo encerrou a semana passada com alta de +1,81% na sexta-feira. Apesar do fechamento positivo, durante o pregão o ativo trabalhou com uma queda moderada, conseguindo recuperar o campo positivo no final do dia. Ainda com uma expectativa mais positiva, caso ganhe força, podemos ver o petróleo buscar o patamar dos USD 88,00 novamente.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-06-março_its-money

O dólar futuro teve alta de +0,04% na sexta-feira. Novamente em um dia com baixa movimentação, o dólar segue com o viés mais positivo enquanto se manter acima da média móvel pelo gráfico diário. Podemos ver o dólar ganhar ainda mais força caso supere novamente a região dos 5.300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.