Análises Morning Call

Mercado de trabalho em foco

Mercado de trabalho em foco
  • Publicado em 1 de junho de 2023

No mercado americano, investidores começam a pesar o relatório de emprego Jolts nos EUA que veio acima do esperado e o efeito desse indicador nas próximas decisões do FED.

O mercado precifica as chances de um novo aumento de 25 bps com 39%, segundo dados da CME. É bastante incomum a situação de um novo aumento após o FED já ter “pausado” o movimento de alta por lá.

Investidores acompanham também os desdobramentos de dados mais fracos vindo da China, que mostraram desaceleração contundente, enquanto o esperado era a manutenção da atividade econômica.

PMI afetou os mercados de forma generalizada, derrubando bolsas no mundo e afetando também as commodities.

Petróleo seguiu movimento de queda para o patamar de USD 68, com investidores especulando os próximos movimentos da Opep+, que se reúne em breve e terá algum desafio para sustentar preços mediante novo cenário que desenha.

No Brasil, dados de desemprego mostraram desaceleração na criação de novas vagas. Tanto na comparação mensal, quanto anual, o panorama foi de desaceleração.

No mercado americano, investidores começam a pesar o relatório de emprego Jolts nos EUA que veio acima do esperado e o efeito desse indicador nas próximas decisões do FED.

O mercado precifica as chances de um novo aumento de 25 bps com 39%, segundo dados da CME. É bastante incomum a situação de um novo aumento após o FED já ter “pausado” o movimento de alta por lá.

abertura-do-mercado-01-junho-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-01-junho_its-money

O índice Ibovespa encerrou o pregão de ontem em queda de -0.58%. Dando sequência no movimento iniciado na segunda-feira, o IBOV segue apontando para uma lateralização / movimento de queda que pode ter como um possível alvo a região de suporte dos 106k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-01-junho_its-money

Já no mercado americano, o S&P500 teve mais um dia de leve queda, fechando o pregão com -0.61%. Ainda dentro de um movimento lateralizado, o índice americano ainda segue com a expectativa de perder a região de fundos anteriores, porém ainda não ganhou força vendedora suficiente para testar esse nível de preço.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-01-junho_its-money

O petróleo encerrou o pregão de ontem com forte queda de -2.29%. Dando sequência no movimento de baixa iniciado essa semana, o ativo segue apontando para uma queda um pouco mais forte com grande probabilidade de perder a região dos $72 que é um nível importante de suporte.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-01-junho_its-money

O dólar encerrou o dia de ontem com alta de +0.38%. Como comentado aqui anteriormente, a maior expectativa para o dólar era de superar a região dos 5.100.

No dia de ontem, o ativo fez esse movimento e no final do dia acabou devolvendo boa parte da alta do pregão. Isso sinaliza que a região comentada ainda é uma forte resistência e o dólar pode apresentar um movimento de lateralização nos próximos dias. O viés ainda segue sendo positivo, com alvo na faixa dos 5.300.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-01-junho_its-money

Petrobras no dia de ontem apresentou um movimento mais travado após a forte queda no início do dia. A expectativa para o papel ainda segue sendo de baixa para os próximos pregões com alvo nas regiões de suporte comentadas abaixo.

  • Resistências: 26.80 – 27.11 – 28.50
  • Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-01-junho_its-money

No dia de ontem, Vale tentou apresentar uma recuperação dos últimos movimentos de baixa, porém, sem sucesso. Inclusive, destaque para o último candle do dia onde o ativo apresentou uma forte queda com um grande volume vendedor, o que aumenta a pressão negativa para o papel.

  • Resistências: 67.00 – 67.5 – 68.10
  • Suportes: 63.30 – 61.90 – 60.40

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);

Credenciado pela Apimec desde 2010;

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.

Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.