Análises Minuto Oby

Mercado em modo risk-off faz Ibovespa cair 1,95%

Mercado em modo risk-off faz Ibovespa cair 1,95%
  • Publicado em 14 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-1,95% aos 112.100 pontos), em dia também de forte baixa nas bolsas no exterior, com o mercado em modo risk-off após a inesperada reação positiva de ontem.

Por aqui, os nomes ligados à economia doméstica e os exportadores de commodities tiveram um pregão bastante fraco, com Magalu, Americanas e Yduqs liderando as perdas.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,94% a R$ 5,32), espelhando a força da moeda no exterior, onde ganhou valor contra boa parte dos pares relevantes, abrangendo emergentes e desenvolvidos.

Após ter ignorado o CPI de ontem, os agentes voltaram a correr para o dólar em detrimento de outros ativos, entendendo que um ciclo de alta de juros mais prolongado nos EUA tem tido probabilidades cada vez maiores.

Curva de Juros

A curva de juros apresentou alta ao longo de todos vértices, seguindo a deterioração dos mercados no exterior.

A pesquisa da Universidade de Michigan revelou alta nas expectativas de inflação para os próximos anos, o que funcionou como combustível para a leitura negativa do CPI divulgado ontem.

As treasuries apresentaram alta nas taxas, induzindo uma reprecificação nas demais curvas globais. Os fatores internos como pesquisa de serviços, parecem não ter tido tanto efeito nos juros futuros.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.