Análises Morning Call

Mercados em fritura

Mercados em fritura
  • Publicado em 4 de maio de 2023

No exterior, mercado aponta para abertura mista com alguns investidores reagindo aos juros no EUA e aguardando resultado do BCE. Bolsas europeias caem levemente. A expectativa é de alta 25 bps por lá.

Nos EUA, mercado em leve baixa com mercado bancário pressionando cotações. Setor vem sentindo bastante turbulência, com investidores receosos de que outros bancos regionais não parem de pé.

O FED ontem também subiu os juros em 25 bps, investidores entendem que esse novo patamar deve se manter inalterado até o final do ano, sendo o pico desse ciclo de alta com alguma possibilidade de corte somente no final do ano.

O mercado fica de olho no dado de seguro-desemprego, que deve mostrar novos pedidos em 240 mil, manhã por lá também teremos o payroll.

No mercado local, os investidores reagem a notícia de que o Banco Central manteve os juros inalterados, com alguns analistas enxergando espaço para possíveis cortes no médio prazo. Entretanto, o BC voltou a pesar o fiscal na conta, chamando atenção de que apenas o arcabouço não seria o necessário. Leitura geral do comunicado foi considerado menos altista do que os outros.

abertura-do-mercado-04-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-04-maio_its-money

O IBOV fechou o dia de ontem em queda de -0.13%. Ainda dentro de um movimento de queda, o viés segue sendo negativo para o índice. Temos a região dos 100k como um suporte próximo e posteriormente a faixa dos 98k que segue sendo o principal nível de suporte para o ativo. Apenas se voltar a trabalhar acima dos 106k o índice ganha um viés mais positivo.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-petroleo-04-maio_its-money

O S&P500 fechou o dia de ontem em queda de -0.70%. Em um dia bastante movimentado, o mercado americano novamente fecha em baixa, aumentando a expectativa de romper o fundo anterior e buscar a região dos 4.000. Caso essa região seja rompida, o próximo nível de suporte se encontra na faixa dos 3.800.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-04-maio1_its-money

O petróleo fechou o dia de ontem em forte queda de -4.36%. Novamente o ativo volta para a faixa dos $72 que ainda se comporta como uma forte zona de suporte. Entretanto, pela força do movimento atual, podemos esperar uma correção e posteriormente o rompimento dessa região. Caso esse cenário seja concretizado, a próxima região de suporte está na faixa dos $66.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-04-maio_its-money

O dólar fechou o dia em queda de -0.97%. Ainda dentro de um viés mais positivo, a expectativa para o ativo buscar o nível de preço dos 5.100 ainda segue válida. Caso esse patamar seja superado, podemos esperar o dólar trabalhar em direção à região dos 5.300. Apenas abaixo dos 4.900 o ativo retoma o viés negativo.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.