Análises Morning Call

Morning Call

Morning Call
  • Publicado em 1 de março de 2023

Mercado começa o mês de março reagindo positivamente a notícias vindo da China, os futuros das principais bolsas nos Estados Unidos e Europa sobem a pós os dados do PMI mostrarem uma reabertura contundente no pais, com o índice de manufatura subir para 52,6 que é o maior nível em mais de uma década. O PMI de serviços também superou as expectativas dos analistas.

Esses dados positivos ajudam a contrabalancear o noticiário ligado aos bancos centrais e a expectativa dos mercados em ter juros mais elevados nas principais economias do globo.

Os EUA devem divulgar os mesmos dados por volta de 12 horas, com o mercado esperando uma arrefecimento nestes indicadores.

As commodities tem reagido positivamente com o petróleo operando próximo a estabilidade e os principais metais industriais subindo, em meio a expectativa de maior demanda.

Por aqui, ontem o mercado reagiu de forma negativa a notícia de taxação na exportação de óleo cru por pelo menos 4 meses, as principais ações do setor mostraram queda no final do pregão, enquanto a Petrobras vem sendo observada nas principais bolsas do mundo que abrem antes do Brasil e mostram queda nas ações.

Ontem foi anunciado também o fim das desonerações dos combustíveis, que deve ter impacto de 32 bps no IPCA, segundo cálculo da FGV, mas tem-se a expectativa de que uma melhor sinalização no fiscal traga condições de corte nas taxas de juros ainda esse ano, contrabalanceando o efeito negativo nos preços.

A Petrobrás, principal expoente do setor, divulga seu balanço referente ao 4T22 no fechamento do pregão.

abertura-do-mercado-01-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-01-março_its-money

O Ibovespa nesta terça-feira fechou em baixa de 0,74% aos 104.931 pontos. O índice até chegou a ficar no campo positivo durante o pregão, porém acabou devolvendo a alta. Dessa forma, o Ibov segue em tendência de baixa e com viés mais negativo para os próximos dias.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-01-março_its-money

O S&P500 nessa terça-feira fechou em baixa de 0,30% aos 3.973 pontos. O índice devolveu a leve alta apresentada na segunda-feira, e apesar dos dias sem muita volatilidade, segue em tendência de baixa e com viés mais negativo no curto prazo.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-01-março_its-money

O petróleo nesta terça-feira terminou o pregão em alta de 1,28% aos USD 83,09/barril, devolvendo toda a baixa de segunda-feira. Apesar da alta, o ativo não conseguiu superar nenhum nível importante e segue com viés mais negativo no curto prazo. Para a retomada do viés totalmente positivo, é importante que o petróleo busque os USD 85,00/barril.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-01-março_its-money

O dólar terminou essa terça-feira em alta de 0,69% em 5,23 dólar/real. O ativo segue com viés mais positivo para os próximos dias em que a superação dos 5,24 dólar/real aumenta essa probabilidade.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.