Morning Call

Mudando expectativa

Mudando expectativa
  • Publicado em 25 de maio de 2023

Mercado tem abertura levemente positiva, com ações do setor de tecnologia despontando, após resultado acima das expectativas da empresa Nvidia, que no pré-mercado sobe em torno de 25%. O destaque esse ano da empresa vai no setor de IA que passar por um forte momento de irrupção. Confira os principais pontos da abertura do mercado desta quinta-feira, no Morning Call.

Os investidores observaram ontem a ata do FOMC (Federal Open Market Committee), buscando pistas para próximos passos e, surpreendente, podemos esperar mais um aumento da taxa de juros por lá, que inicialmente estava fora do radar. A precificação de mais 25 bps chegou a 33% versus praticamente nada, alguns dias atrás.

Nas commodities, petróleo, que vem de quatro altas seguidas, cai levemente com investidores buscando alguma realização e observando falas de membros da Opep+, que parecem reduzir as chances de cortes significativos na produção. Minério de ferro opera próximo da estabilidade, após cinco pregões em queda, com investidores frustrados com a demanda.

Novo arcabouço fiscal

Por aqui, o mercado vai observando a dinâmica do novo arcabouço fiscal que trouxe algum alento aos investidores, considerando que o texto possui alguns gatilhos de custos levemente mais rígidos que a proposta inicialmente apresentada. O mercado tem reagido positivamente com leve fechamento na curva em praticamente todos os vértices, na precificação atual, o DI precifica taxa Selic em 10% para 2024.

Na ponta negativa, o IPCA-15 pode indicar aceleração contundente, com núcleos de inflação ainda em patamares elevados, que pode levar algum stress no mercado de juros.

Análise técnica mercado interno

No dia de ontem o IBOV fechou em queda de -1.03%. Ganhando força na ponta vendedora, o índice Ibovespa começa a dar sequência no movimento de baixa / correção. A próxima região de suporte se encontra perto da faixa dos 106k.

Análise técnica mercado externo

O S&P500 novamente fechou em queda de -0.73%. O ativo segue apontando para baixo e a expectativa é que ele perca a região dos 4.050 que foi uma região importante para o preço. Dessa forma, o movimento de baixa pode ganhar ainda mais força em direção a níveis de suporte mais abaixo.

Análise técnica commodities

No pregão de ontem, o petróleo fechou em alta de +0.85%. Entretanto, o viés de correção para o ativo ainda segue presente e caso um novo topo seja apresentado nessa região, aumenta consideravelmente a expectativa de começar um novo movimento de baixa. Com isso, o petróleo pode voltar a trabalhar abaixo do suporte dos $72.

Análise técnica dólar

O dólar fechou o dia de ontem em leve queda de -0.26%. Após a sequência de altas apresentadas, o ativo está dentro de um processo de correção e pode ganhar força para cima nos próximos movimentos. A região mais importante para o ativo segue sendo os 5.100.

Análise técnica PETR4 – 60 Minutos

No dia de ontem, Petrobras ganhou força na ponta compradora e atingiu um forte nível de resistência comentado aqui anteriormente. Ainda dentro de um viés positivo, devemos avaliar o comportamento do preço nesse nível para identificar oportunidades nos próximos movimentos.

Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50

Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3 – 60 Minutos

Já a VALE3 continua dentro de um viés de baixa, perdendo níveis de suporte e caminhando para a região de fundo anterior no gráfico diário. No intraday, seguimos orientados a buscar entradas na ponta vendedora.

Resistências: 65.70 – 66.6 – 67.50

Suportes: 64.20 – 63.30 – 61.15

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.

Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.