Análises Morning Call

Na esteira do payroll

Na esteira do payroll
  • Publicado em 8 de maio de 2023

Na Ásia, negócios caminham para ganhos com valorização forte vindo do mercado chinês, principalmente após movimento de risk on nos mercados, com investidores ponderando perspectivas de recessão mais branda nos Estados Unidos.

Europa e Estados Unidos abrem com leve alta nessa segunda, enquanto o VIX, índice de volatilidade segue para patamar inferior ao 20, mostrando investidores animados.

Nos EUA, novamente um payroll mais forte que o esperado tem levado investidores a ficarem mais aliviados quanto ao temor de uma recessão, entretanto, o mercado deve ficar de olho em alguma eventual pressão inflacionária que pode surgir com a economia mais aquecida. Ganho médio por hora sofreu um acréscimo de 0,5%, também acima das expectativas.

Commodities reagiam de forma positiva a aumento na atividade, que desencadeou alta no petróleo e minério de ferro sexta feira passada.

Por aqui, notícias de que Gabriel Galípolo era uma possível indicação de Fernando Haddad para uma diretoria do Banco Central pressionou parte da curva de juros. Hoje ele ocupa secretária executiva da Fazenda e possui visões controversas sobre inflação e aumento de despesas por parte do governo.

Investidores no Brasil também ficam de olho no IGP-DI que deve ser divulgado hoje, juntamente ao IPC-S.

abertura-do-mercado-08-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-08-maio_its-money

O IBOV fechou a sexta-feira em forte alta de +2.91%. Essa sinalização de fundo demonstra uma grande força compradora na região de suporte dos 102k. Ainda com alguns desafios pela frente, o IBOV pode dar sequência no movimento de alta apresentado na sexta-feira e buscar novamente a região de resistência dos 107k-108k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-petroleo-08-maio_its-money

Assim como o nosso índice, o S&P500 também fechou a sexta-feira em forte alta de +1.85%. Apesar do candle de alta, o movimento do mercado americano ainda segue com o viés de correção/baixa. Portanto, devemos ficar atentos a região de resistência dos 4.200 que ainda segue sendo uma forte resistência para o ativo.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-dólar-08-maio_its-money

Já o petróleo, fechou a semana com alta de +3.78%. Após um forte movimento de queda, o ativo segue dentro de um viés de correção. Se aproximando de níveis importantes de resistência, o petróleo pode nos próximos dias encontrar certa dificuldade na região dos $80.

Caso um novo topo seja apresentado nesse nível de preço, devemos ficar atentos para um possível novo movimento de baixa.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-petroleo-06-maio1_its-money

O dólar fechou o dia em queda de -0.63%. O dólar segue dentro de um viés de correção, porém, pode ganhar novamente um cenário mais positivo caso volte acima dos 5.100. Caso esse patamar seja superado, podemos esperar o dólar trabalhar em direção à região dos 5.300. Apenas abaixo dos 4.900 o ativo retoma o viés negativo.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-08-maio1_its-money

Petrobras ganhou força na ponta compradora na sexta-feira e conseguiu romper a região dos R$24. Dessa forma, o ativo pode dar sequência no movimento de alta e testar a resistência na região dos 24.70.

  • Resistências: 24.40 – 24.70 – 25.10
  • Suportes: 22.65 – 21.90 – 20.80

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-08-maio1_its-money

Apesar da alta apresentada na sexta-feira, VALE3 ainda segue com o viés mais negativo no curto prazo. O ativo ainda apresenta bastante dificuldade para superar níveis de resistência e caso seja apresentado um novo topo, podemos ter novamente o ativo mostrando força na ponta vendedora.

  • Resistências: 69.5 – 71.6 – 72.50
  • Suportes: 65.8 – 64.2 – 62.1

 

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.