Análises Morning Call

Narrativas

Narrativas
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2023

Quarta feira de agenda esvaziada tem comportamento misto entre as bolsas globais, com boa parte da Europa subindo, impulsionada por balanços razoavelmente positivos de empresas locais, enquanto isso, os futuros de ações nos EUA caem levemente, após dia de alta no último pregão.

Ontem pesou sobre os mercados a fala do presidente do FED, Jerome Powell, que comentou sobre o processo de desinflação que enxerga nos Estados Unidos, ainda que por conta de um mercado de trabalho aquecido, deveremos observar novos aumentos das taxas de juros por lá. Rendimentos dos treasuries recuam hoje com o dólar indo para seu segundo dia de baixa.

No mercado de commodities, o petróleo é o destaque com recuperação na demanda por parte da China, o minério de ferro tem alta discreta na bols ade Singapura.

Com agenda fraca de indicadores ou falas relevantes, o mercado deve ficar de olho nos balanços corporativos a serem divulgados durante o dia nos EUA.

No mercado local, os investidores devem ficar de olho na apresentação de resultados do Itau, que provisionou cerca de BRL 719 mm referente ao caso das Americanas, aproximadamente o tamanho de sua exposição ao caso. O lucro recorrente da Companhia frustrou alguns analistas e ficou em BRL 7,67 bi.

Em uma impressionante “guerra de narrativas” a base do governo segue pressionando o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campo. Ontem deputados do PSOL aventaram a possibilidade de protocolar pedido de mudanças na lei que rege a autonomia do BC, bem como chamar o Roberto Campos para “prestar esclarecimentos”.

Investidores demonstraram preocupação com essas falas, ainda que mudanças dessa profundidade necessitem de maioria no Senado, que o governo não possui hoje.

abertura-do-mercado-08-fevereiro_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-08-fevereiro_its-money

O Ibovespa nesta terça-feira fechou em queda de 0,82% aos 107.829 pontos. O ativo deu continuidade ao movimento de baixa, porém sem perder nenhum nível importante.
Isso aumenta a probabilidade do ativo iniciar uma correção. Isto é, ter uma movimentação mais lateral ou um leve repique de alta buscando a média nos 110.500 pontos. Já a perda dos 107.233

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-08-fevereiro_its-money

O S&P500 nessa terça-feira fechou em alta de 1,29% aos 4.163 pontos. O índice segue em tendência de alta o curto prazo e essa alta pode ser indicar o fim de uma correção e retomada de tendência. A expectativa para os próximos dias é mais positiva, e a superação dos 4.176 pontos aumenta essa probabilidade.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-08-fevereiro_its-money

O petróleo nesta terça-feira terminou o pregão em forte alta de 2,82% aos USD 84,08/barril. O ativo deu continuidade ao movimento de alta e se encontra na região de médias móveis. Ainda em tendência de baixa, porém a superação dos USD 85,00/barril seria o primeiro sinal positivo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dolar-08-fevereiro_its-money

O dólar terminou essa terça-feira em alta de 1,24% em 5,21 dólar/real. O ativo deu continuidade ao movimento de alta, saindo de uma região de preço mais travada e aumentando o viés positivo no curto prazo.

A superação dos 5,22 dólar/real indica que o ativo pode voltar a ser negociado em patamares mais acima, como os 5,30 dólar/real.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.