Análises Morning Call

No futuro, corte

No futuro, corte
  • Publicado em 9 de março de 2023

Futuros de índice indicam queda na abertura dos negócios dessa quinta feira. Ontem um número maior do que esperado no relatório ADP de empregos, considerado uma prévia do Payroll, deixou o mercado com certo receio de tomar uma posição mais otimista até lá.

Ao fim da rodada de discursos do Jerome Powell, presidente do FED, no congresso americano, as chances de um aumento de 50 bps na próxima reunião, que ocorre em praticamente duas semanas, passou de 30% para 77%. Ou seja, mercado já acredita num aperto monetário mais forte, algo que pode ganhar mais força amanhã se o Payroll vier mais forte que o esperado.

O petróleo tem seu terceiro dia de queda nas cotas com preocupações dos investidores acerca dos juros mais elevados nos EUA. As principais commodities metálicas tem pregão misto, com cobre caindo e o minério de ferro mostrando alguma recuperação, após cair com temores de que as autoridades chinesas possam controlar os preços por lá.

Aqui no Brasil, investidores começam a trabalhar com a possibilidade de corte de juros meados desse ano, pelo que começa a indicar os juros futuros. Com a economia dando sinais de desaceleração e arcabouços fiscais começando a ganhar alguma tração, o Banco Central deve sentir conforto em cortar os juros, ainda que a inflação esteja fora do meta.

abertura-do-mercado-09-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-09-março_its-money

No dia de ontem o Ibovespa apresentou uma forte alta de +2.22%. Como comentado nos dias anteriores, o índice segue no processo de correção em direção a região dos 108k. Caso essa região seja superada, podemos ver o IBOV ganhando ainda mais força até as próximas regiões de resistência.

Análise técnica S&P 500

analise-tecnica-S&P500-09-março_its-money

No mercado americano ontem tivemos um dia de indecisão após a forte queda apresentada na terça-feira. Fechando em +0.14% de alta, o S&P500 ainda segue com viés mais negativo que pode ser reforçado se perder a região dos 3950.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-09-março_its-money

Por sua vez, o petróleo deu sequencia no movimento de baixa apresentado na terça-feira, fechando em queda de -0.55%. Ainda dentro de uma lateralização, seguimos com um viés mais negativo que pode ser reforçado caso perca a faixa de preço dos 80 dólares.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-09-março_its-money

O dólar futuro fechou em queda de -1.06%. Seguindo dentro de um movimento de correção, porém ainda com um viés mais positivo, precisamos esperar os próximos fechamentos para ter uma maior definição da dos próximos movimentos que o dólar pode apresentar.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.