Análises Morning Call

No país dos bancos, Credit mostra… Crédito!

No país dos bancos, Credit mostra… Crédito!
  • Publicado em 16 de março de 2023

Bancos continuam sendo foco de grande volatilidade na abertura do pregão dessa quinta-feira, com as ações do Credit Suisse subindo mais de 40% após as notícias de que haveria um empréstimo (não propriamente um resgate) de USD 54 bi do Banco Nacional Suíço.

Com isso as principais bolsas na Europa operam em alta, enquanto nos Estados Unidos os futuros indicam uma abertura levemente negativa.

O stress nos bancos serviu para os investidores calibrarem as apostas dos juros dos banco centrais pelo mundo, hoje por volta das 10 horas o Banco Central Europeu deve anunciar sua decisão de juros, com parte do mercado já esperando uma alta de apenas 25 bps, sendo eu o BCE vinha mantendo um ritmo de 50 bps de alta.

A decisão de hoje vai servir para os investidores entenderem os próximos passos do FED nos EUA, que deve divulgar sua decisão para juros na semana que vem.

Nas commodities, o petróleo segue em baixa acumulando uma queda mais de 12% nos últimos 4 dias, o minério de ferro tem dia de realização após quase uma semana de ganhos.

Aqui no Brasil, os investidores também ficam de olho nos juros e amanhã o presidente Lula deve validar os detalhes do arcabouço fiscal e definir uma data para o anuncio. As primeiras informações que se tem do arcabouço indicam uma meta de gastos e pode servir para sinalizar o mercado algum conforto para baixar os juros. A curva segue precificando um corte já em maio.

abertura-do-mercado-16-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-16-março_its-money

Apesar da recuperação apresentada no final do pregão de ontem, fechando em -0.25%, o Ibovespa ainda segue dentro de um movimento de baixa com o viés mais negativo pelo gráfico diário.

Podendo até mesmo iniciar um novo movimento de correção, ainda enxergamos um cenário mais desafiador que pode trazer uma nova pressão vendedora para o índice.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-16-março_its-money

No cenário externo, o S&P500 também apresentou um movimento de recuperação durante o dia depois de abrir em forte queda. Fechando o pregão com -0.70% e ainda dentro de um movimento de baixa, a expectativa para o mercado americano segue sendo negativa em busca da região dos 3700 pontos no gráfico diário.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-16-março_its-money

O petróleo apresentou no dia de ontem uma forte desvalorização, fechando o dia com -4.08% de queda. Ainda dentro de um movimento de baixa e com a expectativa negativa para os próximos dias, o petróleo segue em direção ao suporte dos 70 dólares.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-16-março_its-money

No dia de ontem, o dólar abriu forte pra cima e acabou devolvendo parte da alta do dia durante o pregão, fechando com +0.63%. Ainda dentro de um viés positivo, caso o dólar apresente uma correção nos próximos dias, podemos ter uma oportunidade interessante de compra buscando a região dos 5.500 como possível alvo.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.