Análises Minuto Oby

Notícia sobre dividendos da Petrobras puxa alta do Ibovespa

Notícia sobre dividendos da Petrobras puxa alta do Ibovespa
  • Publicado em 11 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,75% aos 108.300 pontos), estendendo a sequência de alta para seis pregões consecutivos.

O grande destaque por aqui foi a Petrobras que a despeito da queda do petróleo no mercado internacional, fechou em alta relevante com a notícia sobre os dividendos da empresa na casa dos R$ 24 bilhões, afastando a narrativa de interferência na petroleira.

Além disso, outro destaque para as companhias com balanços mais alavancados, que também tivera uma sessão positiva, na expectativa de que os futuros cortes de juros aliviem os resultados dessas empresas.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,27% a R$ 4,94), destoando da tendência global observada nessa quinta-feira, onde a divisa americana perdeu valor contra boa parte dos pares relevantes, em ambiente mais averso ao risco.

Por aqui, a entrada de fluxo de investidores estrangeiros para a bolsa e para a renda fixa foi o grande motivador de preços da divisa.

No ambiente macro e político, o dia guardou poucas novidades, apesar de alguma melhora marginal na percepção em torno do arcabouço fiscal.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, dando continuidade ao movimento de retirada dos prêmios que está em curso já há algumas semanas e foi brevemente interrompido com a indicação de Gabriel Galípolo ao BC.

A leitura dos operadores é de que apesar de risco de inferência na condução da política monetária, não há nada material que apoie essa visão e a autoridade ainda terá espaço para seguir seu trabalho de forma técnica, com espaço para cortes de juros em algum momento do segundo semestre de 2023.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.