Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
economia
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
13 dez 2024


O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira (12), uma resolução que amplia as formas de pagamento dos tradicionais boletos bancários. A partir de agora, além do código de barras, será possível realizar pagamentos utilizando o Pix ou outros instrumentos, marcando um avanço significativo na modernização desse método de cobrança.
Embora a nova regra entre em vigor apenas em 3 de fevereiro, os boletos já poderão incluir um código QR específico para pagamento via Pix de forma experimental. De acordo com o BC, essa funcionalidade será testada até que a regulamentação definitiva seja concluída em 2025. Com o código QR, basta o usuário escanear o código com o celular para concluir a transação instantaneamente, uma grande vantagem em relação ao tempo de compensação dos boletos tradicionais.
Além disso, o BC anunciou a criação do boleto de cobrança dinâmico, ou boleto dinâmico, uma modalidade projetada para oferecer mais segurança em pagamentos de dívidas vinculadas a certos títulos financeiros, como a duplicata escritural, prevista na Lei 13.775/2018. Esses títulos podem ser negociados no mercado, o que torna essencial garantir que os pagamentos sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos.
Para assegurar a destinação correta dos recursos, o boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título em sistemas autorizados pelo BC. Segundo o órgão, essa inovação é um passo importante para modernizar o sistema financeiro e fortalecer a segurança em transações, especialmente para pequenas e médias empresas que utilizam títulos financeiros para fomentar seus negócios.
“A segurança abrange tanto o devedor, que pode cumprir automaticamente sua obrigação ao legítimo credor utilizando o mesmo boleto recebido fisicamente ou por meios digitais, quanto o financiador, que não precisará trocar instrumentos de pagamento para assegurar o recebimento dos valores negociados”, explicou o BC em nota.
Como os sistemas digitais necessários para registrar esses títulos ainda estão em fase de implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas. Essa medida promete trazer mais agilidade e confiabilidade ao mercado financeiro, atendendo às demandas de modernização do setor.
*Com informações de Agência Brasil
Imagem: © Joédson Alves/Agência Brasil


Agência Brasil
A Agência Brasil é uma agência pública de notícias, que cobre temas de impacto no cenário nacional, em áreas como política, economia, inovação, cultura, saúde, educação, entre outros.
Saber mais