Copom mantém taxa Selic em 10,50% ao ano 

economia

Copom mantém taxa Selic em 10,50% ao ano 

19 jun 2024Última atualização: 1 julho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
copom-mantem-taxa-selic-em-1050-ao-ano_its-money

O Comitê de Política Monetária (Copom) optou por fazer uma pausa no ciclo de relaxamento monetário, mantendo a taxa básica brasileira de juros em 10,50% ao ano. A reunião do Comitê aconteceu nesta terça (18) e quarta (19).    

Essa foi a primeira pausa após sete cortes desde agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%.

"Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se uma maior persistência das pressões inflacionárias globais; e uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada", informou o comunicado do Copom.

Análise do cenário

Na análise de Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos, a decisão já havia sido determinada para as próximas reuniões.

"O Copom expôs sua preocupação com a questão fiscal e seus impactos sobre a eficácia da política monetária, deixando claro que apenas uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida poderá contribuir para ancorar as expectativas de inflação e reduzir os prêmios de risco dos ativos financeiros. Como isso ainda não ocorreu, o fato faz com que os agentes econômicos comecem a repensar sobre o comprometimento da atual administração com o atingimento das metas ao longo dos anos", explica o Simioni.

O economista também avalia que o Copom destacou as condições conjunturais adversas ao controle da inflação por parte das principais economias.

"Ainda, internamente, a complexidade envolvendo a capacidade de se promover a reancoragem das expectativas justificaria uma política monetária austera a fim de se consolidar o processo de desinflação e a reancoragem das expectativas em torno de suas metas", observa.

De acordo com ele, essa incerteza nos últimos 45 dias se manteve e, desde então, a condição externa pouco se alterou.

"O dólar americano (USD) buscou níveis superiores de preço e o mercado pediu novos prêmios de risco. A soma dessas variáveis não permite traçar uma política monetária expansionista, com corte de juros de 0,25% antes de setembro deste ano ou mesmo no último trimestre", finaliza.

Próximas reuniões do Copom em 2024

O colegiado vai se reunir outras quatro vezes em em 2024:

  • 30 e 31 de julho
  • 17 e 18 de setembro
  • 5 e 6 de novembro
  • 10 e 11 de dezembro
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra