Dia cheio nos EUA e na Europa

morning-call

Dia cheio nos EUA e na Europa

4 out 2023Última atualização: 20 junho 2024

DVinvestDVinvest
dia-cheio-nos-eua-e-na-europa

No Brasil tivemos o IPC-Fipe vindo acima do mês anterior, sinalizando uma retomada no processo inflacionário. Por outro lado, tivemos a produção industrial vindo abaixo do consenso, mas crescendo em relação ao mês anterior. Para hoje teremos o PMI do setor de serviços e o fluxo cambial estrangeiro.

Dia cheio nos EUA

Nos EUA tivemos o JOLTs vindo muito acima do esperado, a expectativa era de 8,8 milhões de ofertas de emprego, porém, o dado real mostrou que existem 9,6 milhões de vagas, sinalizando que a economia estaria bastante aquecida, podendo reforçar a tese de que o Fed precise subir mais os juros lá fora.

Para hoje, teremos a variação dos empregos privados ADP, os PMIs de serviços, o composto e o de não manufatura, teremos as encomendas à indústria e, por fim, os estoques de petróleo bruto, que reduziram bastante nas últimas semanas como uma tentativa do governo para suavizar o aumento global na matéria prima ao redor do mundo.

Na Europa tivemos a inflação na Suíça vindo levemente abaixo do esperado, mas sem grandes variações relevantes e tivemos o desemprego na Espanha vindo acima do que era previsto. Para hoje teremos o PMI de serviços na França, na Itália, na Alemanha, no Reino Unido e na Zona do Euro como um todo.

Por fim, na Ásia tivemos o PMI do setor industrial japonês surpreendendo positivamente, para hoje não teremos dados relevantes sendo divulgados especialmente por ser feriado na China.

Empresas

O Banco Santander atualizou as recomendações das empresas que atuam na distribuição de combustíveis. A Vibra (VBBR3) teve sua recomendação elevada de neutro para compra e a Ultrapar (UGPA3) foi reiterada como compra e a preferida no setor.

O Banco JPMorgan elevou a recomendação de Suzano (SUZB3) de neutro para compra, mas manteve a recomendação de Klabin (KLBN11) no neutro. O site de notícias britânico Sky News publicou que o Grupo Aurelius teria interesse na aquisição da The Body Shop, da Natura (NTCO3), o que animou o papel e pode fazer com que a cotação reaja de forma positiva para os próximos dias.

A Petrobras (PETR4) anunciou que a prospecção da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial, deve ser iniciada no mês que vem. Atualmente a sonda está sendo operada na Bacia de Campos e está sendo transportada para o Nordeste brasileiro. A Ferbasa (FESA4) anunciou a proposta para realizar o desdobramento de sua ação na proporção de 1 ação para 4 ações. Após a operação, o total de ações da companhia será de 352,8 milhões.

A AGE para decidir sobre o desdobramento será feita ainda em 2023.

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou seus dados de produção referentes ao mês de setembro e ao terceiro trimestre do ano. A produção de setembro foi de 42,7 mil barris por dia, enquanto a produção de setembro foi de 44,4 mil barris por dia.

A Allos (ALSO3) anunciou a venda do Shopping Jardim Sul e uma parte do Bauru Shopping por R$ 444,4 milhões a um cap rate de 7,6%, algo bastante positivo.

Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.

Análise Técnica Mercado Interno

O Ibovespa encerrou o último pregão, no dia 3, com uma queda de 1,42%, sinalizando um pivô de baixa no gráfico diário. Essa formação gráfica indica a continuidade da tendência de baixa de curto prazo.

O índice pode apresentar uma recuperação após dois pregões mais fortes de queda, porém o cenário gráfico aponta para uma probabilidade maior de testar novos níveis de suporte: 111.890 a 111.400, 110.100 e 108.830. O IBOV reverterá essa expectativa negativa se conseguir retornar acima dos 116.900 pontos.

Análise Técnica Mercado Externo

O S&P 500 encerrou o pregão mais recente (3) com uma queda de 1,37%, perdendo o suporte em 4.267 e se aproximando dos 4.208. Na minha opinião, a região de suporte de 4.208 a 4.195 oferece uma chance maior de ocorrer um repique de alta após ser testada.

Abaixo desses níveis, há a projeção de queda em torno de 4.175 pontos. Para ocorrer a mudança da atual tendência de baixa, será necessário que o índice retorne acima dos 4.333, rompendo assim o último topo descendente do gráfico diário.

Análise Técnica Dólar

O dólar encerrou o último pregão (3) com uma forte alta de 2,06%, atingindo a projeção de alta mais relevante em 5.190 pontos.

Apesar de seguir com uma maior probabilidade de testar as próximas resistências (5.203,5 e 5.213,5), a moeda americana apresentou um movimento de alta mais esticado no gráfico diário. Isso significa que aumenta a chance de ocorrer alguma correção, ou seja, um movimento de baixa ou lateral nesta periodicidade.

O nível de resistência mais relevante está em 5.245,5. Por outro lado, os níveis de suporte estão em torno de 5.083 e 5.057.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

Mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910).

Credenciado pela Apimec desde 2010.

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos

Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.

Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.

Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra