Ibovespa tem mais um dia de aversão ao risco

minuto-oby

Ibovespa tem mais um dia de aversão ao risco

18 out 2023Última atualização: 20 junho 2024

Raissa SchefferRaissa Scheffer
ibovespa-tem-mais-um-dia-de-aversao-ao-risco

O Ibovespa fechou em queda (-1,60% @ 114,1k pontos), em mais uma sessão marcada pela aversão a riscos ao redor do mundo.

Aversão ao risco

A queda por aqui só não foi maior por conta da performance positiva de Petrobras, na mesma direção do Petróleo, que fechou em alta sob temores em relação ao conflito no Oriente Médio. Por outro lado, as companhias ligadas ao ciclo doméstico foram as mais afetadas, com MRV, Gol e Assaí entre as maiores quedas.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,38% @ R$ 5,05), em dia marcado pelo avanço da divisa americana contra boa parte dos pares, refletindo aversão a risco ao redor do mundo. Assim, ainda na esteira de dados mais fortes da economia americana, os operadores calibraram as alocações. Dentre a performance das moedas emergentes, o real se destacou, tendo uma das melhores performances relativas.

Curva de juros

Por fim, a curva de juros fechou com comportamento misto, com fechamento nos vértices mais longos e abertura no miolo da curva, trecho que sofre mais influência do horizonte de política monetária. Assim, o rendimento das Treasuries continuou subindo, o que incita a reprecificação em todas as estruturas de juros ao redor do mundo. Novamente faltaram fatores internos que pudessem alterar a trajetória dos preços.

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra