IGP-M: Inflação do aluguel sobre 0,5% em outubro

economia

IGP-M: Inflação do aluguel sobre 0,5% em outubro

30 out 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
igp-m-inflacao-do-aluguel-sobre-05-em-outubro

Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), considerada a inflação do aluguel, registrou uma alta de 0,50% em outubro. Assim, o índice ficou maior em relação a setembro, quando a alta foi de 0,37%. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Como resultado, o índice acumula uma taxa de -4,46% no ano e de -4,57% nos últimos 12 meses. Em outubro de 2022, o índice tinha registrado uma queda de 0,97% e acumulava uma alta de 6,52% nos 12 meses anteriores.

"A taxa do índice ao produtor continua em aceleração, influenciada pelo aumento nos preços de importantes commodities, como bovinos (de -10,11% para 6,97%), açúcar VHP (de -2,70% para 12,88%) e carne bovina (-4,55% para 3,85%)", afirmou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços da FGV.

Com isso, as mudanças que afetam parcialmente os itens que impactam os preços dos produtos finais no varejo, em breve contribuirão para atenuar a deflação observada no grupo Alimentação do IPC (de -0,60% para -0,39%). "Esta classe de despesa tem atuado como um elemento de estabilização, impedindo que a inflação ao consumidor acelere em 2023", diz.

Inflação do aluguel

Para chegar ao IGP-M, a FGV usa três componentes, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os custos no atacado; IPC, que apura o comportamento dos preços para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

O IPA registrou aumento de 0,60% em outubro, o IPC teve variação de 0,27%, e o INCC subiu 0,20%.

Analisando os custos para as famílias, as principais influências, em ordem de impacto, foram: educação, leitura e recreação (2,99%), saúde e cuidados pessoais (0,21%), alimentação (-0,39%), vestuário (0,15%) e despesas diversas (0,06%).

Por fim, o acumulado de 12 meses do IGP-M é comumente utilizado para corrigir os contratos de aluguel anualmente. Porém, em alguns contratos consta a expressão “variação positiva” do índice. O que implica que, no caso como o atual, o aluguel não é reajustado para cima, mas também não é reduzido.

Qual o valor do IGP-M acumulado em 12 meses?

Assim, o IGP-M  acumula uma taxa de -4,46% no ano e de -4,57% nos últimos 12 meses.

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra