Margem para erro

morning-call

Margem para erro

22 mai 2023

DVinvestDVinvest
Mercado abre sem direção definida nessa segunda-feira, 22, com investidores observando as negociações para o impasse no teto da dívida americana, assunto que tem se arrastado desde a semana passada. A perspectiva ainda é por um acordo e agentes do mercado tem considerado como baixas as probabilidades de uma paralisação por conta disso, ainda sim, esses fatores tiram o foco.Para essa semana, teremos também a ata do FOMC, que pode dar pistas ao mercado sobre as próximas movimentações do FED, a expectativa do mercado é pela manutenção das taxas de juros por lá na próxima reunião.Para completar a agenda, essa semana saem o PCE e o PIB dos EUA, indicadores importantes para entender a direção dos juros. Na madrugada de domingo para segunda, a China manteve inalterada a taxa de juros.Nas commodities, minério de ferro opera em queda com menor demanda da China, enquanto petróleo fica de lado com investidores de olho no andamento das negociações nos EUA.No mercado local, os investidores pesam o andamento do arcabouço fiscal e sua votação, que pode ocorrer em breve, balanceando o noticiário de inflação, após fala do Presidente do BCB, que fez comentários sobre o núcleo ainda estar em patamares elevados, o que pode trazer algum stress na curva de juros. Vale destacar que nessa semana teremos a divulgação do IPCA-15.Margem para erro.

Análise técnica mercado interno

Na sexta-feira o IBOV fechou com alta de +0.58%. Dando sequência no movimento de alta, o índice Ibovespa continua apresentando força compradora. Porém, como comentado aqui já anteriormente, existe uma forte região de resistência na faixa dos 110k que pode trazer uma maior pressão vendedora para o IBOV.

Análise técnica mercado externo

Já o mercado americano fechou em queda de -0.14%. Também trabalhando dentro de uma região de resistência, o S&P500 pode nos próximos movimentos apresentar uma correção um pouco mais forte do movimento atual, buscando novamente a região dos 4.000.

Análise técnica commodities

O petróleo fechou em queda de -0.32%. Ainda com o viés mais negativo, o ativo trabalha nesse momento em um movimento de correção da queda anterior. Caso o mesmo volte a apresentar força vendedora nessa região, podemos ter um novo movimento de baixa.

Análise técnica dólar

O dólar segue apresentando força compradora na região de suporte e fechou a sexta-feira em alta de +0.54%. Novamente o ativo volta pra testar a região de fundo anterior onde ainda existe uma pressão compradora. Dessa forma, a expectativa é que o dólar ganhe força e volte para testar a região dos 5.100.

Análise técnica PETR4 – 60 Minutos

Petrobras segue apontando para um movimento de correção da forte alta apresentada anteriormente. Dentro desse movimento lateral, podemos esperar Petrobras testando os níveis de suporte apresentados abaixo.Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3 – 60 Minutos

Por sua vez, VALE3 segue dentro de um movimento de baixa no diário. Dessa forma, a melhor estratégia ainda é focar em operações na ponta vendedora em direção a região de suporte do fundo anterior.Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);Credenciado pela Apimec desde 2010;Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.DisclaimerDe acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra