Morning Call: otimismo externo e queda do Ibovespa
morning-call
Morning Call: otimismo externo e queda do Ibovespa
12 mar 2025•Última atualização: 12 março 2025


Os mercados lá fora estão apresentando uma performance positiva. De acordo com levantamentos, os futuros nos Estados Unidos aumentaram 0,7%, enquanto que as Bolsas na Europa mostraram um crescimento de cerca 1%.
Em paralelo, as Bolsas na Ásia fecharam divergentes. O Japão ficou praticamente estável com um aumento marginal de 0,1%, enquanto Hong Kong mostrou um crescimento mais expressivo de 0,8%.
O Barril do Petróleo apresentou alta de 0,2%, situando-se na faixa dos 69,65%, próximo a 70 dólares. O Minério, por sua vez, está próximo dos 101 dólares, com uma alta de 0,3%.
O Ibovespa, contudo, teve um dia negativo, com um decréscimo de 0,81%. Este dado resultou num fechamento de 123,507 pontos, abaixo da média de comportamento dos últimos 10 pregões e também dos últimos 40 pregões. Isto indica um cenário mais baixista.
Petrobras e Vale
Em relação às ações da Petrobras, foi registrada uma queda de 1,5%. Mesmo com a oscilação e a quebra da sequência de máximas descendentes dos últimos pregões, a ação retornou e apresentou uma mínima ainda inferior.
No total, acumula uma queda de cerca de 12% desde a máxima do dia 19 de fevereiro. A expectativa é que a ação atinja a região entre 33h60 e 32h90, podendo trazer uma expectativa maior de recuperação.
Por outro lado, a Vale3 encerrou o pregão de ontem com alta de 0h83. O papel se situa em uma tendência indefinida, porém mantendo um leve viés de alta. Se a oscilação ultrapassar o patamar do 55h20, aumenta a expectativa de testar os próximos desafios do papel.


Renato Reis
Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH. Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec. Analista fundamentalista na casa de análise Blue3 Research.
Saber mais