Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

brasil

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

18 set 2024Última atualização: 18 setembro 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
mulheres-ganham-20-menos-do-que-homens_its-money

As trabalhadoras mulheres ganham 20,7% menos do que os homens, em 50.692 empresas com 100 ou mais empregados, no Brasil.

As informações são do 2° Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, apresentado nesta quarta-feira (18), pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.

O documento considera os dados informados pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023.

Em suma, ele analisou dados de 2023, destacou que as mulheres representam cerca de 40% dos trabalhadores em estabelecimentos com mais de 100 funcionários.

No entanto, a participação das mulheres na massa de rendimentos total dessas empresas é de apenas 34,1%. Se essa proporção aumentasse para 40%, a massa de rendimentos total cresceria em aproximadamente R$ 76,7 bilhões.

“A implementação da política é pedagógica e, aos poucos, todos vão compreender. No fim, pretendemos promover um ambiente de igualdade para as mulheres e, principalmente, a igualdade salarial”, explicou a secretária-executiva adjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Luciana Nakamura,

Diferenças salariais por raça e cargos de liderança

Além das desigualdades de gênero, o estudo também revelou disparidades ainda mais acentuadas quando se considera raça e etnia. Mulheres negras recebem, em média, apenas 50,2% da remuneração dos homens brancos, o que agrava a desigualdade salarial.

Outro ponto preocupante do relatório é a presença de mulheres em cargos de liderança. Em 53% dos estabelecimentos com mais de 100 empregados, não há ao menos três mulheres ocupando cargos de gerência ou direção.

Isso impede a realização de cálculos mais precisos sobre as diferenças salariais nesses cargos. Nos casos em que as mulheres ocupam posições de direção, elas recebem, em média, apenas 73% da remuneração de seus pares masculinos nas mesmas funções.

Políticas de incentivo e diversidade

Embora o estudo mostre avanços em algumas áreas, como a política de incentivo à contratação de mulheres, apenas 35,3% das empresas têm programas focados nessa prática.

Quando o recorte é para mulheres negras, esse número cai para 27,9%, indicando que ainda há muito espaço para progresso em termos de inclusão e igualdade no mercado de trabalho brasileiro.

Além disso, apenas 22,9% das empresas analisadas oferecem políticas de auxílio-creche, um recurso essencial para aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Outros dados

· em 31% destes estabelecimentos (15.737), a diferença salarial entre mulheres e homens é 5%;

· 53% dos estabelecimentos (26.873) não havia pelo menos três mulheres em cargos de gerência ou direção da empresa para que os cálculos sobre diferenças salariais fossem realizados;

· 55,5% das entidades utilizavam planos de cargos e salários como critério de remuneração;

· 63,8% dos estabelecimentos cumpriam metas de produção como critério de remuneração;

· 22,9% das entidades tinham política de auxílio creche;

· 20% das empresas tinham política de licença paternidade/maternidade estendida;

· 42,7% dos estabelecimentos (21.658) tinham entre 0% e 10% dos empregados que eram mulheres pretas ou pardas;

· 8,2% destas empresas tinham política de contratação para mulheres indígenas;

· 0,2% (85) dos estabelecimentos não tinham mulheres empregadas formalmente, em 2023.

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra