Produção industrial recua 1,4% em julho, mostra IBGE
economia
Produção industrial recua 1,4% em julho, mostra IBGE
4 set 2024
Em julho de 2024, a produção industrial nacional registrou uma queda de 1,4% em comparação com junho, segundo dados ajustados sazonalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje (4). O recuo vem após um crescimento de 4,3% no mês anterior.
Na comparação anual, sem ajuste sazonal, a produção industrial apresentou um crescimento de 6,1% em julho de 2024, marcando o segundo mês consecutivo de alta.
Esse resultado representa a expansão mais forte desde abril de 2024, quando o setor cresceu 8,4%. No acumulado de 2024 até julho, o setor industrial registrou um avanço de 3,2%.
O indicador acumulado nos últimos 12 meses também registrou crescimento, subindo 2,2% em julho. Esse ritmo de crescimento foi mais intenso do que o observado em junho (1,5%) e maio (1,2%).
Setores
Entre os principais setores que contribuíram para o recuo em julho, destacam-se produtos alimentícios (-3,8%), coque e derivados de petróleo (-3,9%) e indústrias extrativas (-2,4%). O setor de celulose, papel e produtos de papel também exerceu influência negativa, com uma queda de 3,2%.
Por outro lado, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias destacou-se positivamente, com um crescimento de 12,0% em julho, sendo o principal responsável por mitigar o impacto negativo no desempenho geral da indústria.
Outros setores que registraram alta incluem produtos de metal (8,4%), produtos diversos (18,8%), artefatos de couro e calçados (12,1%), e máquinas e equipamentos (4,2%).
Categorias econômicas
No âmbito das categorias econômicas, bens de consumo semi e não duráveis apresentaram a maior queda (-3,1%), eliminando parte do crescimento observado em junho.
]Em contrapartida, os segmentos de bens de capital e bens de consumo duráveis apresentaram alta de 2,5% e 9,1%, respectivamente, intensificando os resultados positivos verificados no mês anterior.
A média móvel trimestral da produção industrial também apresentou um leve crescimento de 0,4% no trimestre encerrado em julho, mantendo uma trajetória de alta que se iniciou em agosto de 2023.
Para mais detalhes, os dados completos estão disponíveis no site oficial do IBGE.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais