Setor automotivo registra melhor outubro em 10 anos, mostra Anfavea

brasil

Setor automotivo registra melhor outubro em 10 anos, mostra Anfavea

6 nov 2024

Ana Claudia PivaAna Claudia Piva
setor-automotivo-registra-melhor-outubro-em-10-anos

O mercado automotivo brasileiro alcançou em outubro de 2024 o melhor desempenho em vendas dos últimos 10 anos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Foram 264,9 mil autoveículos emplacados, um número que não era registrado desde dezembro de 2014, e que superou o recorde anterior de dezembro de 2019.

A média diária de vendas também impressionou, com 11,5 mil unidades, a maior de 2024. O crescimento em relação a setembro foi de 12,1%, enquanto o avanço comparado a outubro de 2023 chegou a 21,6%.

No ranking mundial, o Brasil ocupou a quinta posição em emplacamentos no mês, ultrapassando países como a Alemanha.

Produção e exportações em alta

A produção também manteve ritmo elevado, atingindo 249,2 mil unidades, o segundo melhor mês do ano nesse quesito, com aumento de 8,3% em relação a setembro e 24,7% na comparação anual. No acumulado de 2024, a produção cresceu 8,9%, alcançando 2,18 milhões de veículos.

Apesar do desempenho positivo, a produção ainda ficou abaixo das vendas, influenciada pelo aumento das importações. Em outubro, foram comercializados 47 mil modelos importados, o maior volume da década, com metade vindo da China.

No acumulado do ano, os emplacamentos de veículos importados somam 369,1 mil unidades, alta de 36% em relação ao mesmo período de 2023.

As exportações também registraram recuperação nos últimos quatro meses. Em outubro, foram exportadas 43,5 mil unidades, crescimento de 39,2% em relação ao ano anterior. No entanto, o acumulado de 2024 ainda apresenta retração de 7,4%, com 327,8 mil veículos exportados.

Emprego e segmento de caminhões

Outro destaque positivo foi a geração de empregos. Nos últimos 12 meses, o setor automotivo criou 7 mil vagas diretas, com potencial de gerar outras 70 mil oportunidades ao longo da cadeia produtiva.

"Esse é o indicador que mais nos deixa feliz, pois temos grande responsabilidade sobre os cerca de 1,2 milhões de trabalhadores do setor automotivo", destacou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

No segmento de caminhões, os emplacamentos acumulam alta de 16,8% no ano, com 103,3 mil unidades vendidas, enquanto a produção avançou 42,8%, totalizando 117,4 mil unidades de janeiro a outubro.

Recordes na Fenatran

A Fenatran, uma das maiores feiras de veículos comerciais e tecnologias de transporte do mundo, também registrou números expressivos nesta semana.

Realizada no São Paulo Expo, a exposição reúne mais de 600 empresas e deve atrair 80 mil visitantes até sexta-feira, um aumento de 40% no público em relação a 2022. A expectativa é de que os negócios gerados na feira tenham alta de 15% nesta edição.

Imagem: Agência Brasil

Fonte: Anfavea

Ana Claudia Piva

Ana Claudia Piva

Jornalista profissional com mais de 20 anos de experiência (MTB 43.842/SP). Editora-chefe do Portal It's Money. Especialista em gestão de conteúdo pela Universidade Metodista de São Paulo e em Search Engine Optimization (SEO).

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra