Título de eleitor digital: passo a passo para baixar o e-Título
brasil
Título de eleitor digital: passo a passo para baixar o e-Título
2 out 2024•Última atualização: 2 outubro 2024
O eleitor que pretende usar o título de eleitor digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado (5).
No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas.
Porém, mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado. Assim, essas pessoas devem fazer o procedimento na aba de atualização da loja do aplicativo.
Vale ressaltar que, no dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine com o aparelho celular em mãos. Ou seja, ele deverá ser deixado com os mesários.
Neste artigo, você vai aprender o passo a passo para obter o título de eleitor digital, além de entender suas principais vantagens e como ele pode ser utilizado.
Vamos lá? Boa leitura!
O que é o título de eleitor digital?
Em suma, o título de eleitor digital é a versão eletrônica do documento que comprova a aptidão de um cidadão brasileiro para votar nas eleições.
O acesso ocorre por meio do aplicativo e-Título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e está disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.
O aplicativo, entretanto, não substitui o processo tradicional de votação. Mas elimina a necessidade de portar o documento físico em papel no dia das eleições, já que, com o e-Título, todas as informações eleitorais ficam armazenadas no celular do eleitor.
Além disso, o aplicativo permite consultar o local de votação, a situação eleitoral, e, em alguns casos, até justificar a ausência nas eleições.
Vantagens do título de eleitor digital
A transição para o título de eleitor digital trouxe diversas facilidades para os eleitores brasileiros. Aqui estão algumas das principais vantagens:
- Praticidade: o cidadão não precisa mais se preocupar em carregar o documento físico, uma vez que o título digital está disponível a qualquer momento no celular.
- Economia de papel: com o e-Título, há uma significativa redução no uso de papel, colaborando para práticas mais sustentáveis.
- Acesso a informações eleitorais: permite o acesso rápido ao local de votação e a situação do eleitor, evitando problemas no dia da eleição.
- Justificativa de ausência: para quem está fora do domicílio eleitoral no dia da eleição, o e-Título facilita o processo de justificativa, sem precisar se deslocar a um cartório eleitoral.
Quem pode usar o título de eleitor digital?
Qualquer eleitor regular pode utilizar o título de eleitor digital, desde que tenha emitido o título físico e esteja com a situação eleitoral em dia.
Aqueles que ainda não possuem o documento ou que estão com pendências eleitorais deverão resolver essas questões antes de acessar o título digital.
O e-Título está disponível para eleitores cadastrados ou não na biometria. Se o eleitor já fez o cadastramento biométrico, sua foto estará disponível no aplicativo, o que possibilita a apresentação do documento digital sem a necessidade de outro documento com foto no dia da votação.
Para eleitores que ainda não passaram pelo processo de biometria, será necessário apresentar um documento oficial com foto junto ao e-Título para comprovar a identidade no momento da votação.
Passo a Passo para baixar o título de eleitor digital
Agora que você conhece um pouco mais sobre o título de eleitor digital, veja como é fácil obter o seu. O processo é rápido, diretamente do seu celular.
Passo 1: baixar o aplicativo e-Título
Primeiramente, baixe o aplicativo e-Título no seu dispositivo móvel. O app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos tanto para Android quanto para iOS. Siga os passos abaixo:
- Acesse a Google Play Store (para usuários Android) ou a App Store (para usuários iOS).
- No campo de busca, digite "e-Título" e selecione o aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Clique em "Instalar" e aguarde o download.
Passo 2: fazer o cadastro
Depois, com aplicativo instalado, o próximo passo é realizar o seu cadastro. Para isso, você precisará das informações presentes no seu título de eleitor físico. Siga as instruções abaixo:
- Abra o aplicativo e-Título e clique em "Próximo" até chegar na tela de login.
- Preencha os campos com seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor ou CPF, nome da mãe e nome do pai.
- Após preencher todos os dados corretamente, clique em "Entrar".
Passo 3: acessar o título de eleitor digital
Após o login, o aplicativo e-Título exibirá automaticamente a versão digital do seu título de eleitor.
Se você tiver realizado o cadastramento biométrico, sua foto também aparecerá no documento. Caso contrário, apenas as informações básicas do título serão exibidas.
Agora, o seu título de eleitor digital já está disponível e pronto para ser usado nas eleições.
Passo 4: navegue nas funções do app
Agora, você pode explorar todas as outras funcionalidades do app, além da exibição do título digital. Com o aplicativo, você pode:
- Consultar o local de votação;
- Verificar a sua situação eleitoral;
- Justificar a ausência nas eleições;
- Emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
O que fazer em caso de problemas com o e-Título
Embora o processo seja simples, é possível que alguns eleitores enfrentem problemas ao acessar o título de eleitor digital. A seguir, veja como resolver algumas questões comuns:
- Erro de dados: certifique-se de que está preenchendo corretamente todas as informações, como nome completo, data de nascimento e número do título de eleitor.
- Problemas com a biometria: se você já fez o cadastramento biométrico, mas a sua foto não aparece no aplicativo, pode ser necessário verificar sua situação junto ao cartório eleitoral.
- Pendências eleitorais: eleitores com pendências, como multas eleitorais, poderão ter problemas ao tentar acessar o título digital. Nesse caso, é necessário regularizar a situação diretamente com a Justiça Eleitoral.
Como usar o título de eleitor digital
No dia das eleições, o título de eleitor digital pode ser apresentado diretamente no celular. Para isso, basta abrir o aplicativo e-Título e mostrar o documento na tela do seu smartphone para o mesário.
Lembre-se de que, se você não possui a biometria cadastrada, será necessário apresentar também um documento oficial com foto.
Outra funcionalidade útil do aplicativo no dia da votação é a consulta ao local de votação. Com ele você pode verificar com antecedência o endereço e a seção eleitoral onde deverá comparecer, evitando contratempos.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais